Home Cidades Em audiência com Damásio, secretário confirma reforma de todas as estações da CPTM no Alto Tietê

Em audiência com Damásio, secretário confirma reforma de todas as estações da CPTM no Alto Tietê

por Texto Divulgação

Todas as estações ferroviárias que integram a linha 11 da CPTM passarão por ampla reforma e algumas serão totalmente reconstruídas. A informação foi confirmada pelo secretário executivo de Parcerias em Investimentos do Estado, André Isper Barnabé em audiência com o deputado Marcos Damasio. O edital será publicado ainda neste ano.

 Os investimentos chegam a R$ 12,5 bilhões – grande parte dos recursos serão investidos em Mogi das Cruzes e região. “Todas as cancelas serão retiradas, as estações ferroviárias serão reformadas e muitas completamente reconstruídas, como é o caso de Jundiapeba e Bras Cubas”, adiantou o secretário. Os investimentos serão feitos por meio de Parceria Público Privada (PPP).

 De acordo com Isper, a expectativa é que no primeiro semestre de 2025 o Estado assine o contrato com a empresa vencedora do leilão. As obras terão início em 2026, a partir das reformas básicas nas estações mogianas. “Iniciaremos com a reforma na estrutura das estações, como banheiros e áreas de uso comum, além da garantia de acessibilidade em todos os pontos. Todo o projeto previsto no edital deve ser concluído até 2031, incluindo a construção e funcionamento da nova estação da CPTM em Cesar de Souza”, explicou.

 O secretário explica que já há convênio entre Estado, CPTM e a empresa MRS Logística para a segregação das linhas de transporte de carga e transporte coletivo. “Todas as linhas serão segregadas, não haverá mais concorrência entre CPTM e MRS, com exceção da estação Bras (SP), que ainda terá um pequeno trecho de uso comum. Avançaremos em agilidade, conforto e mais oferta de trens para a população em toda a linha 11”, garantiu.

 Para o deputado, o pacote de investimentos garantirá grandes avanços no transporte público sobre trilhos: “Teremos enfim a sonhada estação de trem em Cesar de Souza e todas as estações serão ampliadas, reformadas e passarão a contar com o modelo de qualidade da estação Suzano (obra mais recente da CPTM na região). Saímos daqui com a garantia de um excelente projeto e agora seguimos acompanhando o cronograma de ação do Governo do Estado”, disse.

Postagens relacionadas