Os quatro novos ecopontos de Itaquaquecetuba já receberam pelo menos 115 toneladas de resíduos sólidos em apenas dois meses de funcionamento. O levantamento feito pela Secretaria de Serviços Urbanos contabiliza 46 toneladas de entulho e 69 de madeira descartados na Vila São Carlos, Marengo, Piratininga e Vila Arizona.
Inaugurados entre fevereiro e março deste ano, os espaços tiveram grande adesão da população que, de forma espontânea, destinam materiais que antes acabavam em locais impróprios como praças públicas, terrenos baldios e calçadas.
“A população está contribuindo diretamente para o combate ao descarte irregular e a quantidade de materiais recolhidos nesses espaços reforça isso. Nossa cidade está ficando cada vez mais limpa”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Alexandre Oliveira.
O Ecoponto Piratininga recebeu o maior número de resíduos, chegando a 44 toneladas em dois meses. O espaço fica na rua Joaquim Caetano. A unidade da Vila São Carlos, localizada na rua Jaguaribe, recebeu a segunda maior quantidade, chegando a 36 toneladas.
Já o ponto da Vila Arizona, instalado na rua Vitorino, recebeu 18 toneladas e a lista fecha com o espaço no Marengo, que fica na avenida Gonçalves Dias, que recebeu 17 toneladas. “É importante que cada vez mais a população participe desse processo de limpeza urbana”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.
Os ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h, e cada residência pode descartar o limite de um metro cúbico (m³) por mês, o equivalente a dez sacos de cem litros. O ponto de descarte do Jardim Odete passa por reforma.