Serviço será realizado pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) entre quarta (05/05) e sexta-feira (07/05)
A partir desta quarta-feira (05/05), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, será realizada em Guararema a aplicação de inseticida com o veículo nebulizador da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, para eliminar o mosquito Aedes aegypti.
A ação vai ocorrer nos bairros Centro, Vale dos Eucaliptos e Itapema até esta sexta-feira (07/05) e faz parte dos esforços da Prefeitura de Guararema para controlar o mosquito transmissor da dengue. Os bairros foram escolhidos por apresentarem a maior quantidade de casos da doença neste ano.
A aplicação do inseticida é realizada por uma máquina acoplada a um veículo e tem como objetivo eliminar os mosquitos adultos transmissores da dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde solicita que, durante a nebulização, a população mantenha as janelas e portas abertas para que a neblina produzida pela máquina entre nas residências.
Outra recomendação da Pasta é que, durante o processo, mesmo que a nebulização não seja no interior da residência, alimentos, filtros de água, utensílios de cozinha e roupas sejam cobertos nas residências, para que o inseticida não fique em contato direto com os itens do dia a dia. Importante lembrar também dos bebedouros e potes comida dos animais, que também não devem ficar expostos durante o trabalho.
“A nebulização realizada pela Sucen com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde é de fundamental importância para controle da dengue em Guararema. Já registramos casos da doença neste ano e precisamos unir forças para eliminar o mosquito transmissor da dengue do nosso município”, explica a secretária de Saúde, Adriana Martins.
Outra recomendação importante é para que crianças, idosos e pessoas alérgicas permaneçam em um cômodo com a porta e janela fechadas durante 30 minutos após a aplicação. Durante a aplicação do inseticida, a Pasta solicita que as pessoas permaneçam dentro de suas casas.
“A gente pede que as recomendações sejam cumpridas pela população para total segurança dos nossos munícipes. Vale ressaltar que a nebulização não é prejudicial à saúde, mas mesmo assim, as recomendações são importantes para que a população não tenha contato direto com o inseticida”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Aline Moraes.
Resumo das Recomendações
• Mantenham abertas: portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida na casa;
• Mantenham cobertos: alimentos, filtros de água, utensílios de cozinha e roupas;
• Guardem em lugares fechados: bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários;
• Mantenham as crianças, idosos e pessoas alérgicas em um cômodo com porta e janelas fechadas, assim permanecendo por 30 minutos após a aplicação,
• Durante a aplicação do inseticida, mantenham-se dentro de suas residências.