Home Cidades Em quatro meses, serviço de abordagem de pessoas em situação de rua supera 900 atendimentos em Itaquá

Em quatro meses, serviço de abordagem de pessoas em situação de rua supera 900 atendimentos em Itaquá

por Texto Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba está ampliando os trabalhos de acolhimento e atendimento às pessoas em situação de rua com o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). O trabalho foi iniciado em julho e, desde então, já realizou 933 abordagens e atendeu 147 pessoas.

O serviço, que faz parte da rede de Proteção Social Especial de Média Complexidade, tem por objetivo identificar e apoiar pessoas em situação de rua de todas as idades e famílias em situação de risco pessoal e social que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e sobrevivência.

A equipe atua de forma dinâmica, realizando diagnósticos territoriais para mapear os pontos de concentração e encaminha os indivíduos para a rede socioassistencial, como os Centros Especializados de Assistência Social (CREAS) e o Centro Pop, que focam na reinserção social.

A equipe é composta por uma técnica social, um motorista e três educadores sociais que, semanalmente, percorrem o município em perímetros rotativos. Os trabalhos são reforçados com o apoio da Defensoria Pública e os Conselhos Tutelares, uma forma de garantir que todas as faixas etárias recebam o suporte necessário. Em situações que exigem cuidados específicos, como atendimento médico ou segurança pública, o SEAS orienta acionar o SAMU ou a GCM.

“O SEAS é um serviço fundamental para a política de assistência social de Itaquá, algo que a cidade nunca teve. Com a abordagem territorial e a articulação com a rede socioassistencial, estamos garantindo que as pessoas em situação de rua tenham acesso não só aos serviços básicos, como também a um processo de reintegração social”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Rocha.

“A busca ativa e o diagnóstico de cada bairro permitem uma resposta mais assertiva para que os agentes atuem dentro de cada especificidade. É uma pena que as cidades precisem de um serviço como esse, mas é importante saber que podemos contar com essa ferramenta e profissionais capacitados para atuar nesse trabalho”, completou o prefeito Eduardo Boigues.

Com sede na rua Araguari, 74 – Vila Virgínia, o atendimento pode ser acionado pelo telefone (11) 9 6924 9681 diariamente, das 13h às 21h.

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