Em comemoração ao Dia do Enfermeiro, celebrado no dia 12, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos realizou um evento em homenagem aos profissionais da rede municipal: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Eles participaram de uma palestra que abordou a saúde mental da categoria. O evento foi realizado com parte da equipe nesta quinta-feira, 19, e segue até hoje, sexta-feira, 20, com o restante no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Paz.
A atividade contou com a presença do secretário de Saúde, Clécio Gonçalves, do coordenador geral da Organização Social São Bernardo, Edson Aguiar Junior, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Juvenal dos Santos, o Juca, dos vereadores Alexandro Silva, o Teteco, e Onsi Pasquarelli, a coordenadora da Enfermagem, Núbia Massaro e da enfermeira, Bianca Negy.
A palestra ficou por conta da enfermeira Elisângela Roma, sob o tema: “Enfermagem e Saúde Mental”. Ela abordou a sobrecarga psicológica dos profissionais da saúde, em especial, no período mais intenso da pandemia da Covid-19, e também os reflexos na vida dos enfermeiros.
O grupo participante também recebeu uma homenagem da Secretaria de Saúde. “Os enfermeiros são as primeiras pessoas que o paciente vê quando acorda de uma cirurgia ou quando dá entrada em alguma emergência. Ele é fundamental para a saúde. Enfermeiro é sinônimo de acolhimento e de cuidado”, destacou o Gonçalves.