Tão logo começou o ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Guararema também teve início uma nova temporada do Programa Embarcando na Estação Literária. Iniciativa da Prefeitura Municipal por meio de uma parceria entre as Secretarias de Educação e Cultura e Turismo, o Programa leva os alunos a partir do Maternal II para conhecer a Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”.
O objetivo das atividades, que foram retomadas no último dia 12 de março e seguem até o final de novembro, sempre durante o período das aulas, é estimular a frequência a espaços culturais e incentivar o gosto pela leitura e pelas artes.
Ao embarcar na Estação Literária, os estudantes têm acesso a uma série de “cantos e encantos”. Afinal, o equipamento contempla atrações como biblioteca, espaço das artes, infocentro (lan house), auditório, sala da primeira infância e área de convivência. Por lá, as crianças são convidadas a conhecer o espaço e a se tornar propagadoras do conhecimento, compartilhando e incentivando a família a também visitar o local.
Em 2024, as visitas contam com abordagem lúdica, dinâmica e adequada para cada faixa etária, com direito a mergulho nas obras literárias do escritor brasileiro Monteiro Lobato. A partir de personagens como Narizinho, Pedrinho e Visconde de Sabugosa, da Coleção ‘Sítio do Picapau Amarelo’, são desenvolvidas atividades como caças ao tesouro, bingos, jogo de perguntas e respostas, contações de história com fantoches e outras propostas que visam integração social e educação literária.
E não é só isso: até o dia 17 de abril, além da visita à Estação Literária, os alunos, acompanhados de um professor e representante da Secretaria Municipal de Educação, também visitam a exposição gratuita e ao ar livre “Monumentos de Lucio Bittencourt”, que conta com esculturas gigantes feitas em aço pelo artista Lucio Bittencourt e instaladas no Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”.
“O Programa Embarcando na Estação Literária visa estimular o desenvolvimento das crianças para que a leitura se torne uma rotina divertida, e não obrigação”, afirma a secretária municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.
O público também pode aproveitar para conhecer a Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”, que fica na rua 19 de setembro, 233, no Centro de Guararema, e tem entrada gratuita, com funcionamento de terça-feira a sábado, das 9 às 18 horas.