O Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria de Meio Ambiente de Itaquaquecetuba, a empresa Tetra Pak e a Ong Espaço Urbano, que coordena o projeto Recicla Cidade, apresentaram o projeto Eco Itaquá para seus parceiros nesta quinta-feira (23). Ongs (Organizações Não Governamentais), igrejas e associações participaram do encontro que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Durante a reunião, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Prates Queroz, explicou que o projeto Eco Itaquá vai abordar a educação ambiental por meio de recolhimento de tampinhas plásticas e embalagens longa vida. “O pagamento pela quantidade de produto recolhido será feito por meio da moeda Ecocash. Essa moeda social poderá ser trocada no Eco Bazar por produtos diversos como alimentos e produtos de higiene”, contou.
Os comerciantes também podem fazer a adesão ao projeto e, como reconhecimento, os mesmos receberão uma espécie de selo. “Nosso momento é de plantar educação ambiental e vamos colher isso lá na frente. O projeto também vai ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade”, acrescentou.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou que as ações sociais continuam em paralelo ao projeto Eco Itaquá. “O projeto vai ajudar muitas pessoas, mas ainda precisamos de auxílio para as doações. Quanto mais mãos tivermos, melhor será para estendermos as nossas.”
A recomendação é de que as caixas longa vida e as tampinhas plásticas para a troca estejam limpas e sejam levadas até os pontos de arrecadação para serem identificadas pelo selo da campanha Eco Itaquá