A prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale, apresentou na segunda-feira, 3, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas, pasta inédita no Brasil.
Durante o evento realizado no gabinete da chefe do executivo, foi apresentado o secretário Carlos Alexandre Domingos da Silva, o coordenador executivo Francisco Willians Pires Ledo Junior e os demais colaborares da pasta.
A criação da secretaria é uma iniciativa inédita no país e tem como finalidade criar e executar políticas públicas que envolvam a população em situação de vulnerabilidade social, regularização fundiária e adoção de estratégias de criação de emprego e renda.
Gambale falou sobre como surgiu a ideia da criação de uma secretaria voltada às favelas. “A ideia nasceu de uma conversa minha com o Eduardo Lyra, CEO da Gerando Falcões, sobre o que poderíamos fazer juntos para focar atenção nas comunidades, mobilizar recursos, projetos e novas tecnologias para o município de Ferraz de Vasconcelos, aí veio a sugestão desta pasta”, disse a prefeita.
O secretário Carlos Alexandre falou sobre o processo de seleção a que foi submetido e revelou que também veio de comunidades carentes.
“Eu nasci e vivi na favela, sei das dificuldades, dos desafios e necessidades dos moradores, por isso me inscrevi quando foi aberto o processo seletivo, que garanto a todos, foi idôneo e totalmente transparente com os participantes”, disse o chefe da pasta.
Já o coordenador executivo Francisco Willians disse a pasta será um modelo para o Brasil. “Ferraz de Vasconcelos será um modelo para o Brasil com essa ação, esse é o primeiro passo para uma mudança sobre como a favela é vista em nosso país” disse Willians.
Participaram do evento os secretários municipais Daniel Balke, Jackson dos Santos, Marcelo Dearo, Moacyr Alves, Hodirlei Martins, o mineiro, Bruno Daniel, Paula Trevizolli, José Batista, Ana Rosa Augusto, Robson Xisto, Renato Gomes, Dom Souza, Antonio Carlos dos Santos, de Desenvolvimento Econômico, Governo, Transporte, Meio Ambiente, Planejamento, Jurídico, Educação, Esporte, Cultura, Assistência Social, Segurança, Comunicação e Obras, respectivamente, além de, representantes da ONG Gerando Falcões e os vereadores Eliel Fox, Neto do Cambiri e Osni Pasquarelli.
A Secretaria de Favelas vai trabalhar em parcerias com outras pastas do município, como Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Saúde, Esporte, Desenvolvimento Econômico, entre outras, visando a melhoria estrutural das comunidades.