Unidade nasceu com a missão de promover, além da Educação Ambiental, um resgate da conexão do ser humano com a natureza
Implantada e administrada pela Secretaria Municipal de Educação de Guararema, a Escola da Natureza Francisca Lerario completou, no dia 10 de agosto, seu terceiro aniversário. Ao longo dessa existência, diversas pessoas puderam ser tocadas de alguma forma, seja adulto ou criança; seja pela beleza do local, ou pela paz que ele transmite; seja pela arte ou poesia.
A escola nasceu com a missão de promover, além da Educação Ambiental, um resgate da conexão do ser humano com a natureza, uma reconexão com a criação.
A escola, assim como a natureza, evoluiu. O Sistema de Irrigação Inteligente foi implantado, em que um sensor de chuvas calcula a evapotranspiração do terreno, e um controlador inteligente consulta os dados de uma estação meteorológica diariamente antes de dar início à irrigação. Isso significa que em caso de previsão de chuvas, o sistema é automaticamente reprogramado, interrompendo a rega.
Por meio desta abordagem é possível reduzir drasticamente o consumo de água, pela adoção da técnica do gotejamento ou da microaspersão e pelo cálculo da necessidade hídrica do cultivo.
O consumo de água é menor comparado a outros sistemas, atendendo a grandes áreas irrigadas. Num futuro, não muito distante, a escola e o Sistema de Irrigação serão movidos à energia solar, e haverá captação das águas das chuvas para abastecimento do sistema de irrigação.
Novos projetos, novos sonhos estão sendo idealizados diariamente pela Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com os educadores e voluntários.
História Escola da Natureza
Inaugurada em 10 de agosto de 2019, com a missão de educar para a Conviviologia, que é a coexistência harmônica com o meio ambiente, constitui-se como espaço de contemplação, aprendizagem e conexão com a natureza.
A italiana Francisca Lerario empresta seu nome à Escola, cujo prédio, de 600m², integra a exuberante área de 5.000m². Seus pilares: arte, ludicidade e meio ambiente. Durante o ano, alunos da Rede Municipal a visitam e colhem novos saberes!