Projeto é uma atividade de início à musicalização, que une o fazer musical à educação ambiental e preservação do meio ambiente
A Secretaria Municipal de Educação retomou, na segunda quinzena de abril, as atividades na Escola da Natureza Francisca Lerario. Com a retomada do Programa Colhendo Saberes na Escola da Natureza, que consiste em aulas-passeio num ambiente aberto, contato com a natureza e atividades “mão na massa”, os alunos da Rede Municipal participarão do Projeto Ecos – Educação Musical e Ambiental.
O Projeto Ecos é uma atividade de início à musicalização, ministrada pelo instrutor musical André Pimenta, na Escola da Natureza, que une o fazer musical (eco – som) à educação ambiental e preservação do meio ambiente (eco – ecologia).
As crianças, além de conhecerem e aproveitarem os espaços da Escola da Natureza, participam de uma oficina, em que confeccionam instrumentos musicais a partir de sucata. A atividade desenvolve a capacidade criativa e musical, especialmente do ritmo e da harmonia, além de melhorar a coordenação motora e escuta, e ensinar sobre a importância do descarte regular do lixo e da sua reutilização.
As aulas-passeio, que acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, serão realizadas durante todo o ano letivo, oportunizando a visita de todos os alunos, do Jardim I ao 5º ano.
“O retorno das atividades extracurriculares da Secretaria Municipal de Educação, iniciando pelo Programa Colhendo Saberes na Escola da Natureza, mostra que é possível reaprender a viver, adaptados às mudanças e trilhando novos caminhos para uma Educação de Qualidade, como previsto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que compõem a Agenda 2030, criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas”, explica a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.