Home Cidades Escola da Natureza Francisca Lerario completa dois anos de funcionamento integrando Educação e Meio Ambiente

Escola da Natureza Francisca Lerario completa dois anos de funcionamento integrando Educação e Meio Ambiente

por Douglas Spada

Desde a inauguração, inúmeras pessoas puderam se aproximar deste ambiente e compreender a força e potencial que a unidade possui,

Desde a inauguração, inúmeras pessoas puderam conhecer este espaço e compreender a força e potencial que possui.

A Escola da Natureza Francisca Lerario completou, em agosto, dois anos de funcionamento, aproximando a população de Guararema, em especial as crianças, a duas importantes áreas do desenvolvimento social: a educação e o meio ambiente.

A escola, que nasceu com o importante legado de promover, além da educação ambiental, um resgate da conexão do ser humano com a natureza, por meio de vivências lúdicas, e da percepção da capacidade transformadora da natureza no íntimo de cada um, comemora dois anos de progressivo crescimento e amadurecimento.

“Desde a sua implantação, a Escola da Natureza Francisca Lerario vem cumprindo, com êxito,  a meta de integrar educação e meio ambiente, tanto para crianças como para profissionais da Secretaria Municipal de Educação”, explica a secretária municipal e Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes. “Para o futuro, o intuito é potencializar ainda mais os trabalhos realizados no local e mostrar para mais pessoas os valores de transformação que o espaço propõe”, completa.

Agrofloresta

Neste último ano, os espaços educadores foram aprimorados e receberam um modelo de Agrofloresta em uma área próxima ao pomar. O Sistema Agroflorestal (SAF), em linhas gerais, imita o que normalmente a natureza se encarrega de fazer: diferentes tipos de plantas cultivadas em um mesmo local cooperam entre si, afastando pragas e doenças, mantendo o solo sempre rico em matéria orgânica advinda da própria vida vegetal presente no local em um ciclo harmônico, que garante sua existência e constante renovação.

Na escola, compõem o modelo culturas de milho, bananeiras, ipês roxos, uvaias, grumixamas, amoreira, entre outras espécies, uma diversidade que, no espaço de tempo necessário, começarão a produzir.

Postagens relacionadas