A EM Rural Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Tabor em Mogi das Cruzes, é a primeira escola pública a receber o projeto “Uma Escola Sustentável” no Brasil e a quinta na América Latina. A unidade escolar foi escolhida entre 30 escolas rurais do Estado de São Paulo pela Tagma, organização sem fins lucrativos do Uruguai. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. O prédio será entregue em dezembro e as ações formativas seguirão até abril de 2025.
Para o diretor da diretor da unidade escolar, Rodrigo Guedes, o projeto irá transformar a unidade em diferentes aspetos. “Uma escola sustentável compreende a construção estrutural, a mobilização de novos repertórios para com as crianças relacionadas aos aspectos ambientais e, consequentemente, uma formação docente voltada para as reais necessidades da escola do campo”, disse.
“É uma grande alegria que nossa escola seja a primeira escolhida a receber o projeto ‘Uma Escola Sustentável’ no Brasil. Parabenizamos a equipe da unidade pelo trabalho que tem feito sobre sustentabilidade com os alunos e a comunidade e o empenho em participar do processo de seleção. A Secretaria de Educação está dando todo o suporte com a equipe de Manutenção e outras ações que envolvem o projeto, que marcará a rede municipal”, disse a titular da Pasta, Marilu Beranger.
Além de receber novos espaços e recursos sustentáveis, a escola passa a fazer parte de uma rede de escolas sustentáveis. Criada em 2016, a Tagma é formada por técnicos e profissionais que trabalham com o propósito de construir e habitar o mundo de formas mais sustentáveis. A primeira escola foi construída no Uruguai.
“A partir do grande impacto positivo gerado pelo primeiro prédio na comunidade, começamos a planejar a construção de uma rede de Escolas e Aulas Públicas Sustentáveis em toda a América Latina”, contou Gisela Oyanguren, coordenadora de construção. A rede conta com nove escolas e salas de aula em países, como Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru. No Brasil, a iniciativa tem a co-realização do Instituto A Cidade Precisa de Você e apoio da empresa VRIO, por meio da Sky Brasil, Escola Plus e Semmuros.
O projeto foi apresentado em reuniões com os alunos, servidores e professores da unidade escolar e a comunidade. Nos encontros, todos puderam expor suas considerações sobre as necessidades da escola. A partir do desenho pronto, foram realizados estudos do solo e da água. No momento, está sendo feito o processo de fundação dos novos espaços pela equipe de Manutenção Escolar da Secretaria de Educação.
A participação da escola no processo seletivo do projeto foi motivada pelo trabalho desenvolvido sobre sustentabilidade e a necessidade de ampliação da escola com as propostas sustentáveis. Este foi o segundo ano consecutivo que a unidade escolar participou dos Jogos Escolares da Sustentabilidade, organizado pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes, que está articulado com a proposta pedagógica da escola, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030 das Nações Unidas.
A escola vai receber quatro novas salas, sendo uma multiuso, uma de aula, de direção e a de professores. Serão feitas também revitalizações no entorno da escola e espaços da unidade escolar. Sobre a sustentabilidade, será construída uma cisterna para a coleta de água das chuvas e serão instaladas placas fotovoltaicas para energia solar. O prédio receberá ainda teto verde, ampliação da horta e de espaços verdes e áreas para atividades pedagógicas relacionadas ao meio ambiente.