A Escola Profissionalizante Sebastião Alvino de Souza está preparando sua retomada das atividades com um cronograma de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
No primeiro semestre de 2022, serão disponibilizados cursos de assistente de modelagem industrial de roupas, previsão de início em abril, e o de costureiro de máquina reta e overloque, com previsão de início em junho. As inscrições serão abertas em breve e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico será responsável por auxiliar o Senai no processo.
Visando a retomada das atividades, na tarde de terça-feira (22) o vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico Odvane Rodrigues liderou uma comitiva da Secretaria guararemense para uma visita técnica ao Senai de Jacareí. No local, a equipe foi recebida pelo diretor da unidade, Tales Justino, que reforçou o entusiasmo da instituição em estreitar a parceria com Guararema.
A comitiva guararemense visitou todos os espaços do Senai Jacareí e também se colocou à disposição para futuras parcerias. “Estamos trazendo para Guararema estes cursos e retomando o circuito para novas formações, que também devem ser iniciadas em 2022”, afirmou o vice-prefeito Odvane. “Sabemos da qualidade dos cursos Senai e da importância de termos essa formação para nossa população. Estamos abertos para trazermos cada vez mais opções de qualificação aos jovens e adultos de Guararema”, completou.
O Senai é referência nacional no apoio à tecnologia e inovação em empresas industriais de todos os portes e segmentos. Há 4 décadas, oferta cursos de iniciação profissional, graduação e pós-graduação tecnológica para colaboradores de 28 áreas da indústria brasileira.
Além da confirmação do cronograma para o primeiro semestre, a equipe da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico dialogou sobre outras parcerias futuras envolvendo o Poder Público guararemense, o Senai e a iniciativa privada. O objetivo é gerar qualificação profissional para as empresas que se instalarem em Guararema, como explica o vice-prefeito Odvane.
“Para atrair mais empresas para Guararema e gerar mais empregos para os nossos munícipes temos que qualificar nossos jovens. Temos que ter uma mão de obra de fácil acesso para essas empresas e de qualidade, para que eles não precisem buscar essa mão de obra em outros municípios”, explicou.
Cursos confirmados
Também no prédio da Escola Profissionalizante estão confirmados os cursos de programador de produção, analista da qualidade, assistente de controle de qualidade, auxiliar de produção e auxiliar de almoxarife, ainda sem data prevista para início.