Será neste próximo sábado, 29 de junho, a inauguração da Escola Viva Jundiapeba, que será maior complexo educacional da cidade e marcará o início de um novo conceito de educação em Mogi das Cruzes. A obra foi iniciada em setembro de 2022 e nas últimas semanas a expectativa em relação ao que está sendo construído pelo atual governo mogiano no mais carente distrito da cidade, só tem aumentado.
De acordo com informações já antecipadas pela gestão do prefeito Caio Cunha, a Escola Viva atenderá aproximadamente 500 crianças do ensino fundamental Ciclo I e oferecerá cursos e atividades para a comunidade. “A Escola Viva vai ocupar o dia inteiro das crianças com educação integral, unindo educação, esporte e cultura. Um equipamento como esse é muito importante para que as crianças tenham as ferramentas necessárias para se desenvolverem. No período noturno serão oferecidos cursos técnicos e toda essa infraestrutura estará disponível para comunidade aos finais de semana”, disse o prefeito Caio Cunha, explicou o prefeito no dia em que as obras foram iniciadas.
O complexo educacional terá três pavimentos, sendo 15 salas de aula, uma sala de recursos multifuncionais, seis salas especializadas (Laboratório de Ciências e salas de Artes, Jogos, Inovação Tecnológica, Música e Dança) e sete espaços de aprendizagem (Biblioteca, Auditório, “Cantinho da Leitura”, Sala de Estudos/Descanso e Horta; além de Quadra Poliesportiva e Piscina coberta). O prédio também terá espaços de convívio, área administrativa e serviços. “A piscina vai ser para toda a comunidade de Jundiapeba. A Escola Viva é cidadania, dignidade e saúde”, disse o prefeito.
O projeto do complexo começou a ser pensado desde janeiro de 2021, como apontou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Claudio Faria. “São 631 dias em que estamos trabalhando no projeto. É um grande equipamento, um projeto que foi pensado em cada detalhe. As crianças não vão precisar ir a outros lugares para ter aulas de inovação tecnológica, esporte e cultura”, disse. O objetivo da Escola Viva é formar jovens protagonistas para o enfrentamento dos desafios do século XXI.