Na véspera de 7 de setembro, data histórica que marca o Dia da Independência do Brasil, as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) de Ferraz de Vasconcelos prepararam uma programação especial que celebra o Bicentenário da Independência Brasileira.
Em 2022, o Brasil comemora 200 anos como uma nação independente, por isso, alunos, professores e educadores de várias unidades organizaram seu próprio cronograma comemorativo e promoveram diversas atividades educativas com o icônico grito “Independência ou Morte”.
A Emeb Maria Margarida Abreu agitou os estudantes com o hasteamento das bandeiras, canto do hino nacional, municipal e da independência, apresentação de músicas especiais e jogral. Com muita alegria, as crianças deram um show com a bandinha da escola e se emocionaram com a execução dos hinos.
Cartazes e projetos tomaram conta da Emeb Ruy Coelho, no Jardim San Giovanni, que preparou uma exposição especial nas dependências da unidade.
Nas creches não foi diferente. Os pequenos fizeram atividades em grupo, produziram desenhos da bandeira brasileira, com recortes, pinturas e colagens sobre a data histórica. Na unidade Mário Cosiello, por exemplo, as crianças prepararam o tradicional desfile cívico.
De acordo com a secretária de Educação, Paula Trevizolli, as ações têm como objetivo incentivar os estudantes a conhecerem a história de seu país em respeito à pátria. “Todas nossas escolas executaram o hino nacional para resgatar o sentimento cívico nas novas gerações. As atividades são realizadas durante todo o ano letivo e nesta semana, em especial, estamos muito felizes em proporcionar essa celebração após dois anos pandêmicos. Viva nossa liberdade e independência!”.