Escolas municipais de Mogi das Cruzes participaram, na segunda-feira (21), do Dia de D de Combate ao Bullying na rede municipal de ensino. Rodas de conversa, atividades de leitura e exibição de filmes mobilizaram alunos e profissionais das unidades escolares. A data é uma alusão ao Dia Mundial de Combate ao Bullying, que aconteceu neste domingo (20/10).
As atividades foram orientadas pelo Grupo de Trabalho (GT) de Prevenção e Combate à Violência da Secretaria de Educação. Representantes do GT estiveram na Escola Viva Jundiapeba Profª Marlene da Silva Maldonado. Vanessa Aguilar, supervisora de ensino, Sueli Ishida, psicóloga do Pró-Escolar e os diretores de escola Nathalia Sartori e Marcelo de Souza participaram da roda de conversa com alunos dos 4º e 5º anos.
“Foi um diálogo muito importante com os alunos. Apresentamos o grupo e conversamos sobre o que é bullying, questões de comportamento e a importância do respeito e empatia entre os alunos”, contou Vanessa. As professoras das turmas também conversaram com os alunos sobre o tema.
As salas de 1º ao 3º assistiram ao filme “Zootopia”, umas das indicações do GT para desenvolver o tema com as crianças. A animação aborda a diversidade, superação de preconceitos e a cooperação. O objetivo é utilizar este e outros filmes indicados pelo grupo em discussões ou atividades educativas, promovendo reflexões e aprendizados significativos sobre o assunto.
Na EM Profª Maria Luiza Menezes da Fonseca, na Vila Estação, os alunos fizeram a leitura compartilhada do livro “Bullying na escola – Bater é malvadeza”, de Cristina Klein, o que motivou uma roda de conversa sobre o tema. A atividade do 5º ano A foi feita pela professora Débora Quedas Gadelho e a agente escolar Tânia Gonçalves. No terceiro ano, a agente fez uma leitura inicial para a discussão do tema pelos alunos, que também escolheram outros livros. As turmas também participaram de rodas de conversa para socializar as leituras, trocaram impressões e fizeram relatos.
A proposta do Grupo de Trabalho é aprofundar o tema e promover o diálogo e o acolhimento nas escolas. As unidades escolares receberam orientações sobre a formação de Conselhos Mirins e comitês com alunos e servidores. Além do estabelecimento de regras claras e campanhas visuais contra o bullying, a implementação de um sistema de denúncias anônimas e a realização de atividades de conscientização e integração para as crianças.