Home Cidades Espaço inspirado no Sítio do Picapau Amarelo é inaugurado nas Escolas do Bairro Cerejeira, em Guararema

Espaço inspirado no Sítio do Picapau Amarelo é inaugurado nas Escolas do Bairro Cerejeira, em Guararema

por Redação Gazeta Popular

Escolas Municipais Keisaburo Honda e Nossa Senhora da Escada têm novo espaço com ambientes inspirados nos personagens clássicos de Monteiro Lobato, como Visconde de Sabugosa, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta e Emília

As Escolas Municipais Keisaburo Honda e Nossa Senhora da Escada, no Bairro Cerejeira, em Guararema, acabam de inaugurar um novo espaço temático inspirado no Sítio do Picapau Amarelo, clássica obra do escritor Monteiro Lobato.

Com direito a atividade especial no Dia das Mães com as famílias e crianças, o espaço está dividido em cinco
ambientes: ateliê de leitura, de escrita, de culinária, de imaginação e de brincadeiras e aventuras.

A “Biblioteca Visconde de Sabugosa” tem duas estandes repletas de bons livros e foi inspirada na história do personagem Visconde, boneco feito de sabugo de milho cuja sabedoria obteve por meio dos livros da estante da coleção de Dona Benta.

Já o “Espaço de Escrita Dona Benta” conta com uma mesa onde as crianças participarão de atividades relacionadas à escrita e poderão criar histórias tão boas quanto as da Vovó Benta.

O outro lado da sala apresenta dois espaços especiais: o “Cantinho da Tia Nastácia” e o “Brincando com a Narizinho”. Enquanto o primeiro é um ateliê de culinária, onde as crianças podem brincar de criar diversos pratos (de mentirinha, é claro), no segundo, inspirado na inventividade de Narizinho, há muitos brinquedos e jogos de tabuleiro.

E a área externa é de “Aventuras com Pedrinho”, menino corajoso que ama se divertir, e por isso traz um divertido circuito desenhado no chão, onde as crianças podem brincar e ao mesmo tempo desenvolver o equilíbrio, a agilidade, a coordenação motora e o senso espacial.

E tem mais: por último, mas não menos importante, o ateliê de imaginação “Criando com a Emília” proporciona oficinas de arte e criação, recheadas de cor e alegria.

“A abertura do espaço foi um sucesso. Aproveitando as homenagens do Dia das Mães, as famílias tiveram acesso ao local e ficaram encantadas, pois o ambiente é acolhedor, lúdico e propicia o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças, que podem crescer saudáveis, desfrutando de muita diversão e aprendizado”, avalia a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, que cita também outro equipamento interessante disponível na escola Keisaburo Honda, um recém-inaugurado jardim sensorial com o inédito Relógio do Corpo Humano, que desperta diferentes sensações nas crianças por meio dos sentidos tato, visão, paladar, olfato e audição.

Legado de Monteiro Lobato resiste
As obras de Monteiro Lobato também são tema de atividades lúdicas desenvolvidas com todas as crianças da Rede Municipal de Ensino de Guararema ao longo do ano letivo. Exemplo disso é o mês de abril, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil e os alunos visitaram a Estação Literária Professora Maria de Lourdes Évora Camargo para uma ação interativa sobre os mais conhecidos textos do escritor homenageado, que nasceu em 18 de abril, criou a série de livros com as aventuras do Sítio do Picapau Amarelo e por isso é reconhecido como “o pai da literatura infantil brasileira”.

Nas mesas da área externa da Estação Literária, as crianças participaram de uma dinâmica que testa os conhecimentos acerca das histórias vividas por Narizinho, Pedrinho, Emília, Tia Nastácia, Tio Barnabé, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens.

A partir de uma frase que reúne as principais características de um destes nomes, os alunos tentaram adivinhar sobre quem os educadores estavam falando e iam marcando os acertos em uma tabela interativa.

Postagens relacionadas