Home Cidades Educação de Guararema lança Caderno de Referência voltado à alimentação escolar

Educação de Guararema lança Caderno de Referência voltado à alimentação escolar

por Texto Divulgação

Durante a 10ª Jornada da Educação, a Secretaria de Educação de Guararema lançou o “Caderno de Referência: Alimentação escolar para estudantes com necessidades alimentares especiais”. O documento foi elaborado por nutricionistas: Karina Carvalho Fernandes, responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município; Aline Prandi e Amanda Elui Faustino.

Com orientações e informações voltadas à comunidade escolar sobre as condutas nutricionais e dietéticas que envolvem a alimentação escolar, o material tem o objetivo de promover a inclusão de todos os alunos, respeitando suas restrições alimentares.

Ao observar que o número de crianças com algum tipo de patologia associada à alimentação vem crescendo consideravelmente, as nutricionistas perceberam a necessidade da criação de um documento para auxiliar e orientar a equipe escolar de alimentação.

“O Caderno de Referência é uma grande ferramenta para atender de forma mais segura os alunos com necessidades alimentares especiais, além de preparar a equipe escolar no acolhimento dos mesmos e da família”, explica Karina Carvalho Fernandes.

“Alunos com alergias alimentares, intolerâncias, restrições dietéticas ou condições médicas específicas, como diabetes, doença celíaca, ou mesmo alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), que apresentam seletividade alimentar, necessitam de refeições adaptadas às suas necessidades individuais. Pensando nisso, criamos um material para estudantes com essas necessidades, para que a escola esteja preparada para atender, acolher e fornecer alimentação segura e nutritiva a todos”, completa Amanda Elui Faustino.

A nutricionista ressalta ainda que o ambiente escolar é extremamente importante na formação dos hábitos alimentares das crianças, tendo a alimentação um papel fundamental no desenvolvimento e desempenho dos estudantes. “É a partir de uma dieta equilibrada e saudável que os alunos obtêm os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo e do cérebro”, finaliza ela.

Postagens relacionadas