Estudantes da EM Profª Guiomar Pinheiro Franco, no Jardim São Pedro, receberam no último sábado (06/11) as medalhas conquistadas nas edições 2020 e 2021 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), organizada pela Agência Espacial Brasileira, em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira e outras instituições. A premiação foi realizada durante a Feira da Comunidade Guiomar, primeiro evento presencial da escola após o retorno das atividades presenciais.
A unidade escolar foi a que recebeu o maior número de medalhas durante a edição de 2020 da OBA. Dos 373 medalhistas da cidade, 72 foram da EM Profª Guiomar Pinheiro Franco. Os estudantes conquistaram 19 ouros, 23 pratas e 30 bronzes. “A gente vê que a educação realmente tem um poder transformador, não só nesse momento, ela traz desdobramentos para o resto da vida, como o pensamento científico, empenho nos estudos, resiliência em continuar e perseguir os sonhos”, disse o secretário adjunto Caio Callegari.
O coordenador pedagógico da escola ressaltou que a OBA faz parte do dia a dia dos alunos desde o 1º ano do ensino fundamental. “É uma prova organizada em níveis. Ela não é tão fácil quanto parece, os alunos se empenham bastante e conseguem conquistar esses resultados. A olimpíada começa no 1º ano e tem o objetivo de incentivar e introduzir o estudante no meio científico”, explicou o coordenador pedagógico, Celso Ricardo da Silva. Receberam as medalhas alunos do 1º ao 5º ano, divididos em três horários.
Os pais estavam orgulhosos com a entrega da premiação. “É emocionante ver que o nosso esforço juntamente com a escola e com a criança não foi em vão. É um incentivo para estarmos sempre nos esforçando”, disse Lúcio Garcia de Campos, pai da aluna Laura de Souza Campos, do 4º ano do ensino fundamental. A mãe Lucilene Aparecida de Souza destacou o empenho dos educadores. “Os professores e os educadores em geral se empenham bastante, sem eles não tem como nossos filhos chegarem onde chegaram”, disse.
Durante a Feira da Comunidade, além da premiação, a escola organizou barracas de alimentação e a apresentação de produtos da comunidade. “O sentimento é de alegria. Ter a comunidade dentro da escola e ver os olhinhos de nossos alunos brilhando não têm preço”, disse a vice-diretora Silvana Souza da Silva.