Servidores da Prefeitura de Guararema, de todas as secretarias, vestiram roupas rosas nesta quarta-feira
A Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, continua a ser realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em Guararema e, agora, se aproxima de um momento importante: o Sábado Rosa.
Neste sábado (22) será realizado o exame Papanicolau nas Unidades Básicas do Jardim Dulce, Lambari e no Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População (Cesap), de forma gratuita e sem a necessidade de agendamento.
Além disso, também ocorrerá a realização de USG de mamas para pacientes agendadas, consultas ginecológicas para pacientes agendadas, realização de testes rápidos por demanda espontânea e atividades de alongamento para quem estiver nas Unidades.
A ação é semelhante à realizada no sábado passado (15), em que a Secretaria Municipal de Saúde de Guararema promoveu a coleta do exame Papanicolau sem a necessidade de agendamento no Cesap.
O Papanicolau é um exame ginecológico de citologia vertical, feito em mulheres a partir dos 25 anos que tenham vida sexual ativa. Recebeu esse nome por conta de seu criador e médico romeno Geórgios Papanicolau, pioneiro nos estudos sobre a citologia.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse exame é essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, que é um dos tumores que acontece com maior frequência em mulheres e é o quarto causador de morte em mulheres no país.
Em alusão à campanha Outubro Rosa, os servidores da Prefeitura de Guararema, de todas as secretarias, vestiram roupas rosas nesta quarta-feira (19), data que marca a campanha.
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Ao longo do mês, a Secretaria de Saúde de Guararema vai disponibilizar folders nas salas de esperas das unidades, com foco na prevenção do câncer de mama.