Home Cidades Explanação do ‘Protocolo Não Se Cale’ reúne mais de 200 pessoas em Suzano

Explanação do ‘Protocolo Não Se Cale’ reúne mais de 200 pessoas em Suzano

por Texto Divulgação

A Prefeitura de Suzano, por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e da Secretaria Municipal de Governo, recebeu nesta terça-feira (26) a secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes. A agenda reuniu mais de 200 pessoas no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré e teve o objetivo de garantir mais informação sobre o enfrentamento ao assédio e à importunação sexual a setores de atendimento ao público, a partir da explanação do novo protocolo “Não se Cale”.

O evento foi prestigiado por representantes de importantes estabelecimentos e entidades, engajando a cidade em prol da proteção das mulheres. A atividade teve como foco os profissionais atuantes em bares, restaurantes, hotéis, pousadas e casas noturnas, por exemplo, a fim de apresentar ao público as diretrizes do protocolo, que prevê ainda uma capacitação remota e gratuita aos profissionais dos setores-alvo.

De acordo com a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a iniciativa busca justamente essa consciência sobre o compromisso coletivo no enfrentamento à violência. “É uma grande alegria receber a secretária Sonaira com um público selecionado que, com certeza, vai colocar o protocolo em prática e se destacar nesta missão pela proteção das mulheres. Seguimos trabalhando cada dia mais, em parceria com o Estado e com os diferentes setores da sociedade”, reforçou.

Já a secretária Sonaira pontuou o caminho trilhado pelo Estado até a criação do protocolo. “Parabenizo Suzano, pois, embora tenhamos somente agora a primeira Secretaria da Mulher no Estado, a cidade já se organizava em políticas de proteção. Então, é gratificante estar em Suzano e conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido. Neste governo criamos este protocolo em que reforçamos o compromisso da sociedade com as mulheres paulistas. Foram 120 dias de debates, reunindo Procon, Ministério Público, diversas secretarias e entidades representantes dos segmentos comerciais para a elaboração dessa capacitação gratuita que vai salvar vidas”.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi endossou o discurso ao pontuar engajamento da cidade. “Em Suzano, temos vários trabalhos voltados à proteção e ao combate da violência contra a mulher. Mais do que um simples protocolo, queremos a mobilização de todos para salvar vidas e combater o feminicídio. Com o engajamento coletivo, teremos uma cidade, um Estado e um país cada dia melhores”.

O evento ainda foi prestigiado pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, Rodrigo Guarizo. De acordo com o empresário, a medida será implementada e trabalhada junto aos comerciantes. “Já fomentamos diversas ações em prol do empoderamento e do incentivo ao empreendedorismo feminino. Agora, abraçamos também essa causa e estaremos fortalecendo a iniciativa em Suzano, sobretudo com os setores-alvo”, reforçou.

A explanação ainda foi acompanhada pelos secretários municipais Alex Santos (Governo), Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã), Cintia Renata Lira (Administração), André Chiang (Meio Ambiente) e Paulo Pavione (Comunicação Pública), além dos vereadores Artur Takayama, Gerice Rego Lione e Antônio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado.

Também marcaram presença a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Laís Matos; a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Silmara Marcelino; a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas (OAB Suzano) e coordenadora da Sala Rosa, Maria Margarida Mesquita; a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB São Paulo, Isabela de Castro; e a diretora de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Regiane Borges.

Postagens relacionadas