A Prefeitura de Suzano, por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e da Secretaria Municipal de Governo, recebeu nesta terça-feira (26) a secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes. A agenda reuniu mais de 200 pessoas no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré e teve o objetivo de garantir mais informação sobre o enfrentamento ao assédio e à importunação sexual a setores de atendimento ao público, a partir da explanação do novo protocolo “Não se Cale”.
O evento foi prestigiado por representantes de importantes estabelecimentos e entidades, engajando a cidade em prol da proteção das mulheres. A atividade teve como foco os profissionais atuantes em bares, restaurantes, hotéis, pousadas e casas noturnas, por exemplo, a fim de apresentar ao público as diretrizes do protocolo, que prevê ainda uma capacitação remota e gratuita aos profissionais dos setores-alvo.
De acordo com a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a iniciativa busca justamente essa consciência sobre o compromisso coletivo no enfrentamento à violência. “É uma grande alegria receber a secretária Sonaira com um público selecionado que, com certeza, vai colocar o protocolo em prática e se destacar nesta missão pela proteção das mulheres. Seguimos trabalhando cada dia mais, em parceria com o Estado e com os diferentes setores da sociedade”, reforçou.
Já a secretária Sonaira pontuou o caminho trilhado pelo Estado até a criação do protocolo. “Parabenizo Suzano, pois, embora tenhamos somente agora a primeira Secretaria da Mulher no Estado, a cidade já se organizava em políticas de proteção. Então, é gratificante estar em Suzano e conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido. Neste governo criamos este protocolo em que reforçamos o compromisso da sociedade com as mulheres paulistas. Foram 120 dias de debates, reunindo Procon, Ministério Público, diversas secretarias e entidades representantes dos segmentos comerciais para a elaboração dessa capacitação gratuita que vai salvar vidas”.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi endossou o discurso ao pontuar engajamento da cidade. “Em Suzano, temos vários trabalhos voltados à proteção e ao combate da violência contra a mulher. Mais do que um simples protocolo, queremos a mobilização de todos para salvar vidas e combater o feminicídio. Com o engajamento coletivo, teremos uma cidade, um Estado e um país cada dia melhores”.
O evento ainda foi prestigiado pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, Rodrigo Guarizo. De acordo com o empresário, a medida será implementada e trabalhada junto aos comerciantes. “Já fomentamos diversas ações em prol do empoderamento e do incentivo ao empreendedorismo feminino. Agora, abraçamos também essa causa e estaremos fortalecendo a iniciativa em Suzano, sobretudo com os setores-alvo”, reforçou.
A explanação ainda foi acompanhada pelos secretários municipais Alex Santos (Governo), Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã), Cintia Renata Lira (Administração), André Chiang (Meio Ambiente) e Paulo Pavione (Comunicação Pública), além dos vereadores Artur Takayama, Gerice Rego Lione e Antônio Rafael Morgado, o Professor Toninho Morgado.
Também marcaram presença a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Laís Matos; a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Silmara Marcelino; a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas (OAB Suzano) e coordenadora da Sala Rosa, Maria Margarida Mesquita; a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB São Paulo, Isabela de Castro; e a diretora de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Regiane Borges.