Um dos mais importantes pontos históricos de Ilhabela, a Fazenda Engenho D’Água se consolida não apenas como roteiro turístico-cultural, mas também como um roteiro educativo, para que estudantes conheçam mais sobre a história da cidade.
Em 2024, o local já recebeu mais de mil alunos em visitas escolares, fechando outubro com cerca de 175 alunos de diferentes escolas municipais. Além dos estudantes da rede, escolas de cidades vizinhas, como Caraguatatuba e São Sebastião, também estão participando dessas visitas, ampliando o alcance do projeto educativo e cultural da Fazenda Engenho D’Água.
As escolas ou grupos interessados em agendar uma visita podem entrar em contato telefone ou WhatsApp (12) 99955-2920.
História da Fazenda
Datada no século XVII, o local abriga inúmeros aspectos coloniais e foi tombado como patrimônio cultural material, pelo IPHAN em 1945 e pelo CONDEPHAAT em 1973. O imóvel tombado conta com um terreno plano de frente para a principal avenida do município, na praia do Engenho D’Água, a cerca de 1km da Vila (Centro Histórico). Em sua área territorial de 43.506,80m² está a casa sede, de meados do século XVIII, feita de alvenaria de pedra e cal e de pau-a-pique. A casa maior segue a tradição das ilhas atlânticas, de proporções extremamente elegantes, um sobrado avarandado percorrendo a fachada.
São cinco construções e objetos do século XVII, todos totalmente preservados e em ótimo estado de conservação, que totalizam 2.589,81m² de área construída. Uma piscina, uma represa, dois canais de água enrocados de pedras, um aqueduto elevado, uma roda d’água, um engenho de cana-de-açúcar, um alambique de cobre e cinco toneis de madeira amendoim com capacidade de 20 mil litros cada, além de um trator e um caminhão do ano de 1932, os primeiros veículos de Ilhabela.
Além da casa principal, os visitantes também podem conhecer outras duas atrações. O Café do Engenho, um lugar para saborear delícias culinárias tradicionalmente caiçaras. Os grandes destaques do lugar são o Café Caiçara, café coado com caldo de cana (garapa), um modo tradicional dos antigos locais, e o Café com Licor de palmeira Jussara, uma iguaria produzida artesanalmente na Comunidade Tradicional da Ilha dos Búzios.
Além disso, no recém-inaugurado, Museu da Cultura Afro-Brasileira de Ilhabela você pode conhecer mais sobre a história da colonização e escravatura no arquipélago. O museu é uma conquista para o município, já que é o primeiro deste nicho em todo o Litoral Norte de São Paulo. Os visitantes poderão acompanhar a exposição de documentos, artefatos preservados, manifestações culturais, homenagens às personalidades negras locais e muito mais dessa história que enriquecem a identidade de Ilhabela.
Serviço
Visitas ao Parque Fazenda Engenho D’Água podem ser realizadas de segunda a domingo, incluindo feriados, das 09h às 17h. A entrada fica na Avenida Pedro de Paula de Moraes.