Um desfile cívico com mais de três mil pessoas neste sábado (14), a partir das 9 horas, marcará o aniversário de emancipação política-administrativa de Ferraz de Vasconcelos que completa 70 anos.
O evento será na Avenida Brasil, no Centro e o palanque das autoridades será montado em frente à Praça da Independência.
Estão previstas a apresentação de quase 30 alas com desfiles da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo representada pela Banda Musical da GCM criada em 1990. Em seguida, está previsto o desfile da Guarda Civil Municipal de Ferraz de Vasconcelos, com a ronda escolar, patrulhamento de área, patrulhamento com motos, do patrulhamento rural, ambiental e no emprego de cães no policiamento.
O desfile contará ainda com a GCM de Itaquaquecetuba, formada por diversos destacamentos, entre eles, o Canil, a Rotam (que realiza o patrulhamento com motos), a Ronda Maria da Penha, o Grupamento Ambiental, a Banda da GCM e o Grupamento do Caminhão Tempestade.
A Polícia Militar também terá destaque importante durante o desfile cívico em Ferraz. Composta pelos comandos de Policiamento de Choque, Policiamento Rodoviários, Policiamento Ambiental, Corpo de Bombeiros e Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo.
Também está prevista a apresentação do Corpo de Bombeiros, que tem como missão primordial a execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, busca e salvamentos e socorros públicos no Estado de São Paulo.
Haverá um encontro das forças das cidades de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Guarulhos, Suzano, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba representada pelas GCMs da região.
Algumas secretarias também se apresentam como a Secretaria de Assistência Social, que leva para o desfile cívico, idosos com a dança do Carimbó, jovens, adultos e crianças, adolescentes e profissionais do SUAS.
A Secretaria de Educação de Ferraz promete impressionar com uma apresentação dos povos indígenas nas culturas afro-brasileira com os alunos das escolas municipais Helmuth Baxman; Myriam Penteado; Alfredo Fróes Neto, com ativistas convidados.
A prefeita Priscila Gambale convidou a população para este momento cívico importante, pois a programação do desfile foi pensada para comemorar e valorizar o povo de Ferraz de Vasconcelos e a sua história em uma data tão significativa e importante como os seus 70 anos: “Será uma grande festa de valorização da nossa gente, vislumbrando o futuro com as nossas crianças e ressaltando quem tanto ajudou a construir a história da nossa cidade”, afirmou.
Os povos indígenas também serão homenageados e haverá ainda uma ala dos Tropeiros com os alunos das escolas Maria Margarida Abreu Figueiredo; Maria Da Glória Dias Horvath e Joracy Cruz. Já os alunos das escolas Abílio Secundino Leite; Maria Andena da Costa e Diocésio de Menezes vão ressaltar a Capela do Bom Jesus. Terá uma ala em homenagem à luta pela estação ferroviária com os alunos das escolas Ruy Coelho; Ângelo Castelo e Sara Tineue. Em seguida, uma homenagem ao engenheiro José Ferraz de Vasconcelos, que deu o nome à cidade com os alunos das escolas Nurimar Martins; Halim Abissamra e Primorosa Jorge.
Na ala 15, uma homenagem à Festa da Uva e Produção da fruta na cidade com os alunos das escolas Luciano Polettti, Antonio Schiavinatti e José Sebastião. A autora do Hino à Ferraz de Vasconcelos, Célia Augusta de Araújo, também terá uma homenagem póstuma especial feita pelos alunos das escolas Maria Inês Camilo Batista Gurgel; Antonio Bernardino Corrêa e Thomaz Rodrigues Alckmin.
As indústrias também serão homenageadas pelos alunos das escolas NEF e Luterano. Haverá ainda o desfile dos grêmios estudantis das escolas municipais, além do Programa de Resistência e Combate às Drogas (Proerd). A Banda Marcial da Escola Estadual Dora Peretti, de Mogi das Cruzes, também vai desfilar; além das secretarias de Favelas; Meio Ambiente; Cultura e Turismo; Esportes e Lazer; Segurança Urbana e Defesa Civil; Saúde; SAMU; carros antigos ; o Zapata MotoClub e a Fanfarra Municipal Ferrazense.