A partir desta terça-feira (11), a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos dará início à vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades. A campanha irá imunizar pessoas com 55 anos ou mais, e no caso de imunossuprimidos, com mais de 18 anos, mediante apresentação do relatório médico, prescrição médica, exames ou receita.
Nesta nova fase, haverá uma data específica para a aplicação da vacina de cada doença preexistente. No dia 11 de maio, serão vacinadas pessoas com “Diabetes”, “Doença renal crônica”, “Hemoglobinopatias graves” e “Cirrose hepática”. No dia 12, “Hipertensão arterial resistente”, “Hipertensão arterial estágio 3”, “Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão alvo ou comorbidade” e “Obesidade mórbida”.
Já no dia 13, será a vez de “Insuficiência cardíaca”, “Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar”, “Cardiopatia hipertensiva”, “Síndromes coronarianas”, “Valvopatias”, “Miocardiopatas e pericardiopatias”, “Doença da Aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas”, “Arritmias cardíacas”, “Cardiopatias congênita do adulto”, “Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados” e “Imunossuprimidos”. E no dia 14, pessoas com “Pneumopatias crônicas graves” e “Doença cerebrovascular” poderão ser imunizadas.
Cabe destacar que nesta segunda (10), o município já deu início na imunização em grávidas e puérperas com comorbidades acima de 18 anos, pessoas com síndrome de down e pacientes transplantados.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade aplicou mais de 30 mil imunizantes, com a primeira e a segunda dose. Ao todo, são mais 17 mil idosos, três mil trabalhadores da saúde, 980 profissionais da educação, 280 acamados, 40 quilombolas e 10 pessoas em situação de rua que já foram vacinados. Cabe destacar que toda sexta-feira, os dados são atualizados no site oficial da municipalidade.
A titular da pasta, Kelly Hungria, frisou a importância de mais um avanço da vacinação. “Não vamos medir esforços para ver nossa população vacinada. Temos recebido carregamentos todas as semanas, e acreditamos que estamos no caminho certo”, afirmou a secretária.
A aplicação das doses segue ocorrendo nos oito polos de vacinação da cidade, das 8 às 15 horas. Para dúvidas, atualização do cronograma e mais informações, a Prefeitura pede que os munícipes acompanhem as redes socias da municipalidade.