Como parte as ações do Outubro Rosa – mês de prevenção do câncer de mama e colo do útero – o Paço Municipal recebeu uma exposição fotográfica com imagens e relatos de pacientes que tiveram a doença e conseguiram superá-la com muito amor. O objetivo da ação é divulgar a necessidade do cuidado com a saúde e o autoexame.
A exposição fotográfica foi feita pelo Centro Oncológico de Mogi das Cruzes e Secretaria de Saúde e ficará à disposição da população até o dia 31 de outubro.
A abertura contou com os depoimentos de Elisandra Rodrigues e Lenita de Oliveira que descobriram o câncer, fizeram o tratamento e estão curadas. Elas falaram da importância do acolhimento e de amor desde o diagnóstico até o fim da jornada. “O que é preciso é ter muito amor para não desistir. Os profissionais da saúde são determinantes nesse ponto”, disse Elisandra.
O evento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Balke, dos secretários Clécio Gonçalves e Jackson dos Santos, de Saúde e Governo, respectivamente, do diretor geral do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, Àlvaro Otávio Isaías Rodrigues, e do vereador, Alexandro Silva, o Teteco.
Durante toda a apresentação foi enfatizado o aspecto simbólico do mês de Outubro que potencializa a visibilidade perante esses tipos de câncer. “É importante que a mulher tenha os exames preventivos em dia e ‘se toque’ para verificar se tem alguma anormalidade. E, claro, procurar ajuda médica”, destacou Gonçalves.
Balke reforçou que esse autocuidado deve se estender ao longo de todo o ano e que os homens também precisam estar atentos ao próprio corpo. “Essa é uma campanha super importante e que ajuda a identificar os casos de maneira precoce e uma resposta mais rápida ao tratamento”, disse.