A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos inaugurou nesta sexta-feira, 12, a Central Integrada de Monitoramento Ferrazense, um serviço que conta com 100 câmeras instaladas em 62 pontos estratégicos do município.
O evento teve a presença de representantes das forças de segurança como Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito e Corpo de Bombeiros, além de secretários municipais e representantes de vários órgãos.
A prefeita Priscila Gambale enfatizou em sua fala a importância das câmeras de segurança em várias outras ações além do combate a criminalidade. “A Central de Monitoramento irá auxiliar no combate a criminalidade, nos flagrantes de descarte irregular de lixo, na recuperação de veículos roubados ou furtados, entre muitas outras ações, hoje viramos a chave e avançamos na área da segurança”, disse a prefeita.
Na cidade foram instaladas câmeras fixas e “speed domes” de última geração com tecnologia de detecção facial, reconhecimento facial, inteligência artificial e com um poder de aproximar uma imagem em até 200 vezes.
Outro ponto importante da Central de Monitoramento é a possibilidade de interligação do serviço com câmeras de empresas, comércios, escolas e unidades de saúde. “Já temos a possibilidade de ampliação do serviço com a interligação das câmeras de outros locais, será muito importante para aumentar a segurança em comércios, empresas, escolas e outros prédios”, comentou Gambale.
Estiveram presentes ao evento o presidente da Câmara Municipal, Flávio Batista de Souza, o Inha e os vereadores Alexandro Teteco, Osni Pasquarelli, Neto do Cambiri, Valtinho do Som, Cláudio Ramos e Deí Jardim.
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Balke e os secretários Viviani Souza, Nicolas David, José Batista de Souza, Paula Trevizolli, Rose Crossi, Dom Souza, Moacyr Alves, Jackson dos Santos, Robson Xisto, Bruno Daniel, Antônio Carlos, Renato Gomes, Hodirlei Martins, o Mineiro e Marcelo Dearo, de Administração, Serviços Urbanos, Esporte, Educação, Cultura, Comunicação, Meio Ambiente, Governo, Assistência Social, Assuntos Jurídicos, Obras, Segurança, Planejamento e Transportes, respectivamente, além da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cida Gambale, prestigiaram o evento.
A sala que abriga a central funciona nas dependências da Secretaria de Segurança e uma força-tarefa promovida pela GCM, Polícia Militar e Trânsito irá gerir o serviço.