Em celebração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, os estudantes da rede municipal de Ferraz de Vasconcelos participaram de oficinas sobre a temática para valorizar a pluralidade sociocultural brasileira. O encontro ocorreu na última terça-feira (8), no Parque Municipal Nosso Recanto, e atendeu nove escolas municipais.
Por meio de atividades pedagógicas, as crianças compartilharam conhecimento nas rodas de conversa e conheceram músicas/instrumentos tradicionais, brincadeiras, literatura, artesanato, grafismo, entre outros. As oficinas ocorreram durante todo o dia e foram ministradas pela cacica e professora, Jaqueline Haywã, dos povos Pataxó Hã Hã Hãe, a socióloga Silvia Muiramomi, e a artesã Ana Akanawá, representantes da luta diária pelo reconhecimento indígena no país.
A secretária de Educação, Paula Trevizolli, acompanhou a ação e destacou a importância desse olhar sensível à existência dos povos originários. “É com muito respeito e dedicação que a Prefeitura de Ferraz vem investindo na educação da nossa cultura brasileira. O projeto dos Povos Indígenas representa esse grande passo, garantindo o aprendizado com empatia, diálogo e respeito aos direitos humanos”.
O projeto Povos Indígenas é pioneiro na cidade, está na grade pedagógica de todas as unidades municipais e atende estudantes da educação infantil, fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa ressalta a relevância dos povos na história brasileira, mediante a diversidade de indivíduos e grupos sociais, saberes, identidades, potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.