Na manhã da última segunda-feira (2), Ferraz de Vasconcelos promoveu a Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, no Paço Municipal, na Vila Romanopolis. A ação é gerenciada pela Secretaria de Assistência Social e conta com a participação de representantes do poder Executivo e sociedade civil para debater os principais desafios e prioridades para as políticas públicas relativas à pessoa com deficiência.
Com abordagem ampla, o bate-papo foi intermediado por diálogos entre sociedade civil e setores públicos para articulação dos diferentes segmentos, mantendo como base central o tema proposto e os cinco eixos temáticos. Foi possível avaliar os rumos das políticas públicas municipais, cumprimento da legislação vigente, ações estratégicas, metas a serem cumpridas e, posteriormente, fiscalizadas pelos conselhos e população.
“As Conferências da Pessoa com Deficiência são de extrema relevância pública, pois devem ser consideradas pelos gestores das políticas e pela sociedade brasileira nos três níveis da federação. É importante que a população saiba sobre os direitos das pessoas com deficiência, tendo em conta a diversidade de deficiências existentes”, destaca o titular da pasta, Robson Xisto.
A 1ª Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida será realizada em 27 de outubro, na Fatec Ferraz de Vasconcelos. Para participar, é necessário fazer a inscrição por meio do link: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4jlBgdfkCzJUXXucoGX_nR4KJR2xENwlTMdtrVNuGpBorcA/viewform.
EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência
Eixo 2: Garantia do acesso das pessoas com deficiência às Políticas Públicas e avaliação biopsicossocial unificada
Eixo 3: Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência
Eixo 4: Cidadania e acessibilidade
Eixo 5: Desafios para comunicação universal