Home Cidades Fórum Internacional de Florestas Urbanas tem início em São José

Fórum Internacional de Florestas Urbanas tem início em São José

por Texto Divulgação

Pela excelência na gestão do patrimônio arbóreo, São José dos Campos foi escolhida para sediar o 4º Fórum Latino-Americano e Caribenho de Florestas Urbanas, uma realização da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO; Sociedade Brasileira de Arborização Urbana-SBAU, Universidade de São Paulo-USP, Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR, Univap e Prefeitura. 

O evento internacional teve início na manhã desta segunda-feira (25), no PIT  (Parque de Inovação Tecnológica), porém, nesta terça (26) será a cerimônia oficial de abertura, que reunirá autoridades e convidados no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, a partir das 9h.

A programação do Fórum segue até sexta (29) com apresentações, palestras e discussões em grupo que buscam explorar soluções inovadoras relacionadas à gestão de florestas e árvores urbanas, que contribuem para o desenvolvimento sustentável da cidade. 

9ª Mostra de vídeos

Nesta terça-feira (26) acontece também a 9ª Mostra de Vídeos Ambientais do Programa de Revitalização de Nascentes, com a apresentação de trabalhos das 19 escolas municipais de Ensino Fundamental que participam do programa. 

O evento será das 8h às 12h no auditório do PIT (Parque de Inovação Tecnológica). O tema desta edição é “Água, Vida e Mudanças Climáticas”.

Durante a cerimônia, haverá a exibição dos vídeos criados pelos alunos e entrega dos troféus aos premiados. 

Ao longo deste ano, uma série de ações educativas foram realizadas com as escolas que participam do Programa de Revitalização de Nascentes, como a formação de professores em educação ambiental e educomunicação, além das visitas dos alunos às nascentes e ao Parque da Cidade, com diversas atividades pedagógicas. Tais ações resultaram nos vídeos que serão apresentados na Mostra, e foram produzidos pelos próprios alunos.

O Programa Revitalização Nascentes realiza, todos os anos, atividades formativas em educação ambiental com professores e os estudantes da rede municipal de ensino.

São José amiga das árvores

Neste ano, São José dos Campos recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o selo do programa Tree Cities of the World, organizado pela FAO e Fundação Arbor Day. Foram contempladas 167 cidades do mundo.

O programa foi iniciado em 2019. No país, apenas São José e Campo Grande receberam o reconhecimento nas quatro edições. Nesta edição, além das duas, outras 18 são brasileiras.

O trabalho na gestão das árvores urbanas do município fica evidente por meio do programa Arboriza São José, que reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitação técnica e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas árvores cadastradas no portal Geosanja.

O município também recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo “Cidade Amiga das Árvores”, por conta do trabalho feito pela preservação do verde urbano e em prol da sustentabilidade e conservação da arborização brasileira, referente às ações realizadas durante o ano de 2023.

O certificado foi entregue em junho deste ano, durante o 2º Fórum Paulista de Arborização Urbana, que aconteceu em Jundiaí (SP), e é concedido pela SBAU a todas as cidades brasileiras que receberam o prêmio do Programa Tree Cities of The World.

Postagens relacionadas