Pela excelência na gestão do patrimônio arbóreo, São José dos Campos foi escolhida para sediar o 4º Fórum Latino-Americano e Caribenho de Florestas Urbanas, uma realização da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO; Sociedade Brasileira de Arborização Urbana-SBAU, Universidade de São Paulo-USP, Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR, Univap e Prefeitura.
O evento internacional teve início na manhã desta segunda-feira (25), no PIT (Parque de Inovação Tecnológica), porém, nesta terça (26) será a cerimônia oficial de abertura, que reunirá autoridades e convidados no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, a partir das 9h.
A programação do Fórum segue até sexta (29) com apresentações, palestras e discussões em grupo que buscam explorar soluções inovadoras relacionadas à gestão de florestas e árvores urbanas, que contribuem para o desenvolvimento sustentável da cidade.
9ª Mostra de vídeos
Nesta terça-feira (26) acontece também a 9ª Mostra de Vídeos Ambientais do Programa de Revitalização de Nascentes, com a apresentação de trabalhos das 19 escolas municipais de Ensino Fundamental que participam do programa.
O evento será das 8h às 12h no auditório do PIT (Parque de Inovação Tecnológica). O tema desta edição é “Água, Vida e Mudanças Climáticas”.
Durante a cerimônia, haverá a exibição dos vídeos criados pelos alunos e entrega dos troféus aos premiados.
Ao longo deste ano, uma série de ações educativas foram realizadas com as escolas que participam do Programa de Revitalização de Nascentes, como a formação de professores em educação ambiental e educomunicação, além das visitas dos alunos às nascentes e ao Parque da Cidade, com diversas atividades pedagógicas. Tais ações resultaram nos vídeos que serão apresentados na Mostra, e foram produzidos pelos próprios alunos.
O Programa Revitalização Nascentes realiza, todos os anos, atividades formativas em educação ambiental com professores e os estudantes da rede municipal de ensino.
São José amiga das árvores
Neste ano, São José dos Campos recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o selo do programa Tree Cities of the World, organizado pela FAO e Fundação Arbor Day. Foram contempladas 167 cidades do mundo.
O programa foi iniciado em 2019. No país, apenas São José e Campo Grande receberam o reconhecimento nas quatro edições. Nesta edição, além das duas, outras 18 são brasileiras.
O trabalho na gestão das árvores urbanas do município fica evidente por meio do programa Arboriza São José, que reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitação técnica e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas árvores cadastradas no portal Geosanja.
O município também recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo “Cidade Amiga das Árvores”, por conta do trabalho feito pela preservação do verde urbano e em prol da sustentabilidade e conservação da arborização brasileira, referente às ações realizadas durante o ano de 2023.
O certificado foi entregue em junho deste ano, durante o 2º Fórum Paulista de Arborização Urbana, que aconteceu em Jundiaí (SP), e é concedido pela SBAU a todas as cidades brasileiras que receberam o prêmio do Programa Tree Cities of The World.