“Nada Aquece Mais Que a Solidariedade”. Foi com este tema que o Fundo Social de Solidariedade de Arujá lançou a Campanha do Agasalho 2025, na noite desta quinta-feira (22), na Associação Cultural Kaikan, localizada na Avenida Adília Barbosa Neves, 887, no Jordanópolis. O evento contou com o brilhante concerto da Banda Sinfônica Municipal, sob a regência do maestro Matheus Samorano, que foi do clássico ao pop e rock, arrancando aplausos do público. A apresentação da banda, criada em 2023 e que hoje é composta por mais de 50 integrantes, marcou o início de uma ação solidária que visa aquecer o coração e o corpo de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Fundo Social de Arujá receberá roupas de frio em geral, cobertores, meias, cachecol, toucas, luvas e outros itens novos ou em bom estado, até o dia 31 de agosto.
A meta, esse ano, é arrecadar, ao menos, 60 mil peças.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo, lembrou da solidariedade do povo arujaense e dos parceiros comerciais e empresariais, agradecendo o auxílio e empatia de todos com a causa. “O apoio de vocês é fundamental e eu faço um apelo para quem puder nos ajudar: que doe cobertores, agasalhos, meias, enfim, roupas de frio, para que possamos beneficiar o maior número possível de famílias e pessoas que tanto precisam”, afirmou.
Para Clau Camargo, solidariedade é uma palavra que se traduz em ação, não em discurso e, por isso, a expectativa de arrecadação, para este ano, demonstra o comprometimento da administração municipal em “cuidar das pessoas”, especialmente das camadas mais vulneráveis, já que os itens doados serão entregues para as famílias que necessitarem, oferecendo não apenas calor físico, mas também humano. Ela reforçou que, mais do que uma ação pontual, a Campanha do Agasalho é um exemplo concreto de como a solidariedade pode transformar vidas.
Já o prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, comentou que não se trata de assistencialismo, mas sim de prestar a devida assistência àquelas que realmente necessitam. “Não é só entregar cestas básicas, por exemplo. A Prefeitura tem se empenhado, também pelo Fundo Social de Solidariedade e toda a sua equipe, que tem feito um trabalho de muita dedicação, em capacitar as pessoas, por meio dos cursos ofertados, porque não é só dar o peixe, como diz o ditado. É preciso ensinar a pescar”, concluiu.
Prestigiaram ainda o evento os apoiadores diretos da ação como Cássio Kineipe, representando a Aconda (Associação dos Condomínios Horizontais de Arujá) e a Unicon (União dos Condomínios de Arujá) e o gerente de Comunicação da SPMAR, Fábio Loiola, que formalizou a doação de 50 cobertores. A Prefeitura também doou mil cobertores para o Fundo Social.
Representando a Câmara, discursou o vereador Tiago Ursão. Também estiveram presentes o vice-prefeito Rodolfo Machado e sua esposa Larissa Moya, secretários municipais, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos, Carol Sanches, lideranças comunitárias, servidores e a população em geral.
Para encontrar os mais de 50 pontos de arrecadação, incluindo prédios públicos, igrejas, comércios, escolas e empresas, acesse o site da Prefeitura de Arujá (https://www.prefeituradearuja.sp.gov.br/pages/campanha.php) e participe desta ação solidária.