Outubro, que acaba de começar, é mundialmente conhecido como o mês de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e demais tipos de câncer que acometem as mulheres, pela campanha Outubro Rosa. E o Fundo Social de Mogi das Cruzes, que sempre apoiou a iniciativa, está com uma programação especial, que se estenderá até o fim do mês.
Na próxima terça-feira (11/10), será realizado o tradicional dia de vestir rosa, uma campanha interna de servidores da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que usam rosa na referida data, para simbolizar o apoio à campanha e à causa. A ação mobiliza colaboradores de todas as Secretarias e autarquias municipais, incluindo as que não atendem no prédio-sede do Executivo.
Já entre os dias 17 e 21 de outubro, o prédio-sede da Prefeitura receberá a exposição “Somos todas guerreiras”, uma iniciativa do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco e o Fundo Social de Mogi. A exposição resulta de um convite feito a 13 mulheres recém-curadas do câncer de mama para uma sessão especial de fotos, na qual foram vestidas com roupas típicas de guerreiras e fotografadas em um ambiente com arquitetura medieval, para contextualizar a produção.
A sessão faz parte do projeto Guerreiras, que busca humanizar o enfrentamento do câncer, bem como chamar atenção para a prevenção e diagnóstico precoce da doença. A proposta também é incentivar o resgate da autoestima e a transmissão da ideia de força, coragem e superação, mostrando que o diagnóstico da doença não é o fim, mas sim o começo da luta e da autotransformação. Além da exposição, o projeto também gerou a confecção de um calendário com o mesmo tema, em que há não somente fotos, como também mensagens de apoio e motivação.
A exposição ficará por cinco dias aberta para a visitação gratuita no piso térreo da Prefeitura de Mogi das Cruzes, conforme horário de expediente da Administração, das 8h às 17h.
No dia 26 de outubro, mais uma ação marcará a programação especial em alusão ao Outubro Rosa. A convite do Fundo Social, um grupo de cabeleireiros da cidade doará ao projeto Cabelegria o fruto de parte dos serviços que prestarem nesse dia. E os clientes que cortarem o cabelo com algum dos cabeleireiros envolvidos na iniciativa podem também doar as mechas resultantes ao banco de perucas da cidade e, pela ação, receberão certificado de doação do projeto Cabelegria.
O Fundo Social também vai promover, como forma de encerrar a programação especial do mês, a segunda edição do Ritmo Rosa. Novamente, todos serão convidados para um grande aulão de dança, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e que terá a participação especial do DJ Rodrigo Dantas no comando da trilha sonora.
Marcada para o dia 28 de outubro, a segunda edição do Ritmo Rosa vai unir a conscientização sobre o câncer de mama, troca de camisetas, o incentivo à prática do exercício físico e também estimular a doação de leite em pó, que será destinado a instituições que atendem pessoas com câncer.