O Fundo Social de Solidariedade de Suzano marcou presença em reunião do Consórcio de Desenvolvimento de Municípios do Alto Tietê (Condemat+), nesta quinta-feira (13/02), no Centro Cívico de Mogi das Cruzes, para participar do planejamento de ações integradas relativas ao ano de 2025. A presidente do órgão municipal, Déborah Raffoul, esteve no encontro, que também reuniu representantes das outras cidades. Na ocasião, ela doou para famílias de Itaquaquecetuba fraldas arrecadadas durante a “Gincana dos Servidores Solidários”, realizada em 31 de janeiro.
A atividade, que também foi acompanhada pela diretora do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), Beatriz Leite, garantiu a apresentação do novo grupo de trabalho do Conselho dos Fundos Sociais de Solidariedade, que será coordenado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba, primeira-dama Mila Boigues. No contexto da apresentação de projetos deste novo ciclo, foram destacadas iniciativas como o “Ecobazar” e a “Moeda Humanitária”, que visa à reciclagem de materiais em troca de alimentos e outros serviços, como forma de promover um ciclo virtuoso de sustentabilidade.
Outra ação de solidariedade que seguirá conectando as cidades do Condemat+, por meio da parceria com a concessionária SPMar, é a campanha “Lacre Solidário”, que promove ações de arrecadação de lacres de alumínio destinadas à fabricação de cadeiras de rodas para pessoas com mobilidade reduzida, iniciativa já desenvolvida em Suzano desde a gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi. Neste momento, o município está mobilizado para garantir a doação de cinco garrafas pet, que irão contribuir com a produção desses itens. No encontro desta quinta, houve a entrega de uma cadeira de rodas, por meio da campanha, ao município de Ferraz de Vasconcelos.
Os participantes também debateram as ações integradas para arrecadação de itens de vestuário e higiene, já visando o trabalho que será desenvolvido ao longo de 2025, como a Campanha do Agasalho. Neste sentido, as iniciativas podem ser alinhadas não só entre os municípios do Condemat+ como também com o governo estadual.
Este encontro entre as representantes dos Fundos Sociais da região se mostra ainda mais relevante em meio às ocorrências climáticas que se intensificam neste período mais quente do ano. Assim, os municípios já estão dialogando para levar ajuda humanitária às famílias desabrigadas e desalojadas, arrecadando itens de higiene e limpeza, roupas e cobertores para destinação por meio do consórcio.
Débora Raffoul destacou que a parceria entre as cidades é fundamental para o reforço das ações de solidariedade na região. “É importante que estejamos próximas e preparadas para ajudar as cidades que necessitem do suporte do Condemat. Sabemos que o trabalho em conjunto potencializa a nossa capacidade de atendimento, garantindo iniciativas que possam intensificar a arrecadação de itens de vestuário e alimentos em ações programadas e em momentos de emergência”, ressaltou a primeira-dama de Suzano.