A Secretaria Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos, resgatou com vida um tucano-de-bico-verde, após denúncia de um munícipe no qual relatou que o animal tinha invadido a sua casa. O fato aconteceu nesta segunda-feira, 29 de agosto, no bairro da Vila Margarida.
O tucano-de bico-verde é uma espécie nativa do Brasil. Tais aves medem cerca de 48 centímetros de comprimento, possuindo, como o próprio nome popular indica, bico de cor verde, garganta e peito amarelo e barriga vermelha. Infelizmente são perseguidos por caçadores por causa da sua carne.
No Brasil, não são considerados em extinção, mas com a devastação do seu habitat natural e o tráfico ilegal de animais, os mesmos acabam invadindo cada vez mais o espaço urbano.
Com a chegada dos membros da pasta e da Guarda Ambiental, foi constatado que o animal estava atordoado, bastante assustado e que o mesmo não conseguia alçar voo. A Guarda resgatou o animal silvestre e o conduziu ao CRAS-PET para receber o atendimento veterinário necessário, e indicar se a ave silvestre possa ter escapado de um cativeiro clandestino.
Vale salientar que pela Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, criar e/ou manter um animal silvestre de forma clandestina é crime e sua pena varia de seis a um ano de detenção, além de multa por animal mantido ilegalmente, no valor de R$ 500 até R$ 5 mil, caso a espécie esteja ameaçada de extinção.
A população pode ajudar na busca, resgate ou denúncia de cativeiros de animais silvestres, de forma anônima, pelos telefones 4679-4334 e 4677-3112.