A gestão e utilização de projetos tecnológicos dentro da estrutura administrativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes foi destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes realizado em Taubaté, no Vale do Paraíba, nesta quarta-feira (15). O prefeito Caio Cunha recebeu o certificado de Prefeito Inovador, e o secretário de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres, apresentou o modelo de gestão da administração mogiana aos participantes – cerca de 50 gestores de outras cidades.
Este é o segundo reconhecimento conquistado por Mogi das Cruzes somente nesta semana. Na terça-feira (14), a Prefeitura foi premiada no Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br) com o troféu InovaCidade – prêmio de inovação urbana – que reconhece as iniciativas mais inovadoras que estão contribuindo para a construção das cidades mais inteligentes em todo o Brasil. Com o certificado de prefeito inovador, Mogi das Cruzes alcança a marca de 19 reconhecimentos nos últimos três anos.
“A tecnologia traz mais agilidade e eficiência aos processos administrativos do setor público e, cada vez mais, as peças físicas deixam de ser necessárias. Nos últimos três anos, são mais de 1,8 milhão de documentos oficiais digitais, somente com o 1doc, e uma economia expressiva de impressões e redução da utilização de papel. Toda estrutura administrativa é beneficiada”, disse o prefeito.
Desde o início da utilização da plataforma 1doc (em março de 2022) até o momento, foram gerados mais de 1,8 milhão de documentos, economizando aproximadamente 13,5 milhões de impressões.
“Com nosso modelo de gestão, conseguimos potencializar os resultados, com ações da periferia para o centro, queda nos índices de criminalidade, ações descentralizadas e aumento de 1/3 na arrecadação, mesmo sem aumento de impostos. Essas conquistas, entre inúmeras outras, são o que permite todo este reconhecimento para Mogi das Cruzes”, destaca Marcos Torres.
Data Center
Para garantir o bom desempenho das ferramentas digitais, a Prefeitura de Mogi das Cruzes conta com um Data Center, que é a estrutura física onde ficam instalados computadores e demais equipamentos de armazenamento de dados, tecnologia da informação e redes, utilizados nos procedimentos e operações dos diversos órgãos públicos municipais. “A estrutura agiliza o trabalho interno e a prestação de serviços aos cidadãos”, lembrou o prefeito.
A estrutura eleva a cidade ao patamar das cidades inteligentes, tornando-se referência mundial em inovação e tecnologia.