O prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches, fez duras críticas à gestão anterior, liderada por Guti, pela falta de planejamento na compra e distribuição de uniformes e materiais escolares para os alunos da rede municipal. Segundo Sanches, a prefeitura não organizou a aquisição desses itens com a devida antecedência e deixou uma dívida de quase R$ 50 milhões com as empresas fornecedoras de uniformes.
“Todos sabem que, para entregar no primeiro dia de aula, uniforme e material escolar precisam ser planejados um ano antes e estocados. Nada disso foi feito. Pelo contrário, a antiga gestão não organizou a papelada e ainda deixou um débito enorme. Agora, simplesmente não há tempo hábil para produção e distribuição dos mais de um milhão de itens necessários para atender 115 mil crianças”, declarou o prefeito.
Diante desse cenário, Sanches garantiu que sua equipe já iniciou o planejamento para que, no próximo ano letivo, os alunos recebam os materiais e uniformes no primeiro dia de aula. “Nós já demos início ao processo para 2025. Assim, podemos assegurar que, no início do próximo ano, todo o material será entregue nas escolas”, afirmou.
Apesar das dificuldades herdadas, o prefeito anunciou que a distribuição do material escolar será iniciada dentro de dez dias. “Mesmo com esse grande desafio, vamos garantir que os estudantes recebam os kits escolares o mais rápido possível. Estamos trabalhando para trazer transparência e eficiência à gestão”, finalizou Sanches.