Home Cidades Governo de SP entrega quatro embarcações reformadas para travessias no Vale do Paraíba

Governo de SP entrega quatro embarcações reformadas para travessias no Vale do Paraíba

por Texto Divulgação

O Governo de São Paulo entregou quatro embarcações reformadas e modernizadas para compor o serviço de balsas nos municípios de Paraibuna e Natividade da Serra. Com investimento de R$ 6,6 milhões, as embarcações alugadas atenderão três portos na Usina Hidrelétrica do Reservatório de Paraibuna. São dois portos em Paraibuna e um em Natividade da Serra.

A entrega das embarcações foi feita nesta terça-feira (5) em Natividade da Serra, na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Estiveram presentes no evento o subsecretário de Logística e Transportes da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Denis Gerage Amorim, e o diretor técnico do Departamento Hidroviário (DH), Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr.

Em janeiro de 2023, o DH assumiu a operação das travessias da Usina Hidrelétrica do Reservatório de Paraibuna (UHRP). Este sistema passa por rigorosos processos de manutenção para atender a todas as normas estabelecidas pela Marinha do Brasil, garantindo a segurança dos usuários e tripulantes. Anteriormente, as travessias operavam sob responsabilidade da Companhia Energética de São Paulo (CESP).

Essas travessias abrangem importantes trechos da região. No Porto de Natividade da Serra, as embarcações interligam o Centro do município aos bairros de Pouso Alto e Bairro Alto, além de haver conexão entre esses bairros. Já no Porto Paraitinga, os trechos ligam os bairros Capim D’Angola e Ribeirão Branco. Já no Porto Varginha, a conexão se dá entre os bairros do Comércio (Paraibuna) e de Varginha (Natividade da Serra).

Com serviço gratuito a todos, as balsas operam 24 horas por dia, com saídas programadas a cada hora. “Essas novas embarcações visam garantir um transporte com mais eficiência, conforto e segurança para a população. Durante o ano de 2023, foram transportados mais de 142 mil usuários nas balsas que operam os percursos do Reservatório de Paraibuna”, explica Denis.

Destas quatro embarcações, duas serão destinadas para o município de Paraibuna (uma para o Porto Varginha e uma Porto Paraitinga) e duas para o Porto de Natividade da Serra. Os ferry-boats incluem rebocador para transporte fluvial de pedestres e veículos de carga e passeio.

Postagens relacionadas