Agentes registraram no período a média de um caso por dia desde a sua implantação, em dezembro do ano passado
O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, instituído em 7 de dezembro de 2022, apresentou nesta semana o primeiro balanço de atividades no município desde sua apresentação. Os seis agentes que foram designados para o nova composição estiveram à frente de, exatamente, 55 ocorrências nos primeiros 55 dias de atividades, sendo 22 em dezembro e 33 em janeiro, representando a média de um caso por dia de trabalho.
Atendendo à finalidade de intensificar as ações de preservação da fauna e flora da cidade, os agentes se mobilizaram para resgatar animais silvestres nos bairros Jardim Campestre, Vila Barros, Vila Ipelândia, na região central e no distrito de Palmeiras, onde neste caso foi garantido, em 20 de janeiro, o salvamento de mais de 15 aves de diferentes espécies, além de saruês, um tipo de gambá, e saguis. Na ocasião, a equipe se deparou com diversas gaiolas e diferentes pássaros silvestres, incluindo canários, sabiás, curiós, dentre outros, e a ação resultou no encaminhamento do responsável pelo crime à Delegacia de Polícia Central. Os animais recolhidos foram levados a um centro especial de reabilitação.
Dez dias antes, o GPA havia resgatado cinco pássaros silvestres nas proximidades do Trecho-Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), no bairro Parque Santa Rosa, no momento em que o grupamento efetuava patrulhamento quando avistou gaiolas para aves em um grupo de casas. Os agentes solicitaram permissão para acessar o local e encontraram cinco pássaros de pequeno porte engaiolados. Após inspeção, os bichos foram retirados e encaminhados para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres, no Parque Ecológico do Tietê, em Guarulhos. Nesses dois meses, os agentes ainda interromperam duas ações de degradação ambiental em Palmeiras.
Além das questões sobre o meio ambiente, o grupamento também participou de ocorrências envolvendo roubos, furtos e prisões de suspeitos, colaborando com as outras equipes da GCM e com as forças policiais, e fortaleceram o combate ao tráfico de drogas, com apreensões de entorpecentes no Jardim Nova América, Jardim Colorado e Jardim Brasil.
Assalto
No dia 13 de janeiro, por exemplo, o GPA participou de uma ocorrência de grande porte que garantiu a recuperação de mercadorias roubadas em Poá e levadas para Suzano pelos criminosos. Em patrulhamento pelo Jardim Monte Cristo, os agentes foram avisados pelo funcionário de uma empresa que fazia o rastreamento das mercadorias e se dirigiram em poucos minutos para a casa onde estavam os produtos subtraídos. Tudo foi devolvido aos funcionários da transportadora, vítimas do crime, e as pessoas que estavam no imóvel foram levadas à Delegacia de Polícia Central.
No dia 19, a equipe esteve envolvida na prisão de um indivíduo foragido da Justiça há 14 anos. A ação ocorreu no distrito de Palmeiras, quando os agentes promoviam rondas na região. Na ocasião, eles observaram seis pessoas em atitude suspeita na mata e se aproximaram para averiguar a situação, entretanto, ao perceberem um dos integrantes apresentando nervosismo, os agentes buscaram levantar a situação de cada um junto ao sistema eletrônico de dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Neste momento, a ficha criminal justamente do homem que estava mais tenso foi descoberta e ele foi preso.
Para o secretário de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, o resultado expressivo desse início de trabalho reflete o preparo dos novos agentes para a função. “Tivemos o cuidado de garantir um treinamento de alto nível para o GPA. Temos que estar em alerta para o combate aos crimes ambientais em todas as regiões do município, com ênfase nas áreas de difícil acesso, e contribuir com os demais grupamentos da GCM na manutenção da segurança. Os suzanenses podem esperar ainda mais resultados efetivos ao longo deste ano”, afirmou o secretário.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi, ressaltou que essa patrulha específica é fundamental para a vigilância das aŕeas que ficam distantes do perímetro urbano. “Suzano tem uma vasta área inserida dentro da Mata Atlântica e muitos se aproveitam desse grande espaço para cortar árvores, despejar materiais em locais irregulares ou até mesmo descartar resíduos. Não podemos fechar os olhos quanto a isso e equipamos e preparamos os agentes da GPA para preservar esse ecossistema. O novo grupamento está fazendo jus à qualidade da nossa Guarda Civil Municipal”, destacou o chefe da administração suzanense.
O grupamento, que também está vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é liderado por Edmundo Gomes, que tem formação de biólogo, e ainda conta com um veículo Mitsubishi Triton L200, adquirido por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. Para denunciar crimes ambientais e demais delitos ou ações suspeitas, os suzanenses podem entrar em contato pelos telefones 153, (11) 4745-2150 ou (11) 4746-3297.