A Prefeitura de Guararema, que há 12 anos conta com rigorosos processos de gestão da qualidade, com reconhecida certificação da ISO 9001, agora lança um pacote de medidas internas relacionadas à gestão ambiental.
“A preservação da natureza está sempre presente em nossa filosofia de trabalho, tanto que fomos reconhecidos com a 4ª colocação em todo o Estado de São Paulo no Programa Município VerdeAzul, que mede a eficiência da gestão ambiental. O que estamos fazendo agora é aprimorar os processos internos, com o compromisso de reduzir o uso de recursos naturais e ampliar a consciência na utilização de água e energia elétrica”, anuncia o prefeito de Guararema, o Zé, que organizou nesta terça-feira (26) uma reunião com os secretários municipais e representantes de todas as Pastas do município.
Neste encontro os servidores foram apresentados ao material de conscientização, que conta com cartilha, adesivos, placas e informativos que objetivam incentivar a redução de recursos naturais e serão instalados em todos os prédios públicos.
As novidades chegam para somar ao Sistema de Gestão Integrada, que reúne as diretivas da gestão da qualidade, que conta com o certificado internacional ISO 9001, e também as novas normativas relacionadas a eficiência ambiental e energética.
“Para construir uma gestão mais sustentável, estamos convidando todos os servidores a vestirem esta camisa e entrarem para o time que cuida do meio ambiente ao apagar as luzes ao sair dos ambientes, desligar os monitores após longos períodos sem uso, evitar imprimir e quando possível utilizar papel de rascunho, evitar o uso de copos descartáveis e adotar outras medidas simples, que vão se tornar um hábito saudável e sustentável. É o que estamos chamando de EcoGestão, o nosso sistema de gestão ambiental”, conclui o prefeito Zé.
Além de auxiliar na preservação da natureza, os novos processos internos da Prefeitura de Guararema são pensados para a manutenção da qualidade, agilidade e rapidez na prestação de serviços aos munícipes, que também são incentivados a participar, evitando o desperdício de água e utilizando recursos e energia de maneira inteligente.