Para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Guararema, que recentemente decretou “Situação de Emergência e Alerta Epidemiológico no Município”, investe em ações preventivas, de conscientização e também nebulização com inseticida nos bairros em que há casos confirmados de dengue.
Nos locais em que há casos positivos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o “bloqueio”, que consiste em eliminar possíveis focos onde o mosquito possa se reproduzir. Isso é realizado por meio de uma empresa contratada para nebulização nestes endereços e também nos entornos.
Nestas ocasiões, o produto utilizado é o mesmo do “caminhão do fumacê”, que, via apoio do Governo do Estado de São Paulo, passa nas regiões que contam com maior incidência de casos positivos, sempre com aplicação de um inseticida que não prejudica a saúde das pessoas e dos animais, mas contribui para o combate à dengue.
Além disso houve contratação de mais agentes de fiscalização na área de Vigilância Sanitária, e portanto o trabalho preventivo e de conscientização dos moradores foi ampliado. O objetivo é não deixar água parada, então há panfletagem, visitas às residências para inspeção de possíveis focos, trabalho de orientação porta a porta e também divulgação nos principais meios de comunicação, além de orientações em todas as Unidades de Saúde do município.
Entre as instruções estão medidas preventivas fáceis de serem adotadas dentro de casa pelos munícipes, como armazenar todo e objeto, principalmente garrafas e pneus, em local seco e coberto; sempre colocar pratinhos com areia em vasos de plantas; fechar caixas d’água; desentupir calhas; e usar repelente de duas a três vezes ao dia.
Também são fornecidas informações sobre os sintomas. Em casos de febre alta, dores no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, mal-estar, dores de cabeça, manchas vermelhas no corpo, náuseas e vômitos, a recomendação é procurar a Unidade de Saúde mais próxima, onde o atendimento será efetuado o mais rápido possível, com acompanhamento via hemogramas e realização de sorologia também.