Parte integrante do “Cinturão Verde”, nome pelo qual é conhecida a região do Alto Tietê, que produz e distribui hortaliças para todo o Estado de São Paulo, Guararema reconhece o trabalho dos agricultores e produtores rurais. Por isso nesta sexta-feira (28), em homenagem ao Dia do Agricultor, a Prefeitura de Guararema lista as principais ações relacionadas ao setor.
Sempre em constante diálogo com a Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, os produtores de Guararema têm completo suporte profissional e técnico, inclusive com acesso a equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sebrae.
Além disso, a administração municipal proporciona ingresso gratuito à importantes feiras do setor agrícola. Exemplos são as caravanas à Hortitec, grande e renomada exposição com foco em horticultura, em Holambra, e também à Agrishow, maior feira tecnológica da América Latina, realizada em Ribeirão Preto.
“Neste Dia do Agricultor, celebramos os profissionais de Guararema que tanto trabalham para levar alimentação de qualidade à mesa. Temos orgulho deste setor e seguimos em busca de constantes melhorias”, afirma o prefeito de Guararema, o Zé.
A fala do prefeito é pautada em ações práticas e em um trabalho que está aliado a uma série de condutas de fomento à agricultura local, sobretudo a familiar. Aos munícipes e visitantes, há ampla oferta de produtos cultivados em solo guararemense na feira do Produtor Rural, no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, aos sábados; e aos alunos da Rede Municipal de Ensino, a merenda escolar é pautada pela boa qualidade dos ingredientes produzidos na cidade.
Isso porque a Prefeitura de Guararema faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional aos alunos da educação básica. Em 2022, mais de 80% dos recursos repassados pelo Governo Federal ao município para aquisição de gêneros alimentícios relacionados à merenda escolar foram aplicados massivamente em agricultura familiar, estabelecendo um recorde que vai além dos 30% exigidos em lei.
“Além de todas essas ações, também desenvolvemos políticas públicas e programas municipais que incentivam, fomentam e facilitam o trabalho dos agricultores, tanto na parte prática, a exemplo da mecanização agrícola, como na redução de impostos e outros temas”, explica o vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Odvane Rodrigues.
Nesse sentido, há a constante oferta de conteúdo técnico e momentos de networking com indústrias e possíveis parceiros. Em junho último, as frutas, legumes, verduras e hortaliças produzidas em Guararema foram apresentadas aos representantes da Brazilglass, uma das maiores empresas que trabalham com vidro em toda a América Latina e que têm interesse em adquirir produtos naturais para oferecer alimentação cada vez mais balanceada e saudável aos colaboradores.
Mais recentemente, nesta semana, outra ação foi realizada. A última quarta-feira (26) foi um “Dia do Campo” e reuniu representantes do setor agrícola para uma série de palestras e informações sobre fruticultura, ciência do cultivo de plantas frutíferas que tem a finalidade de produzir frutos comestíveis.
E há ainda uma série de outras atividades que ajudam Guararema a pontuar no Programa Município Agro, do Governo do Estado de São Paulo, como a conscientização sobre o descarte correto de agrotóxicos e a divulgação da necessidade de atualização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é um registro público eletrônico nacional, previsto em lei e obrigatório a todos os imóveis rurais.