Guararema, que tem o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em toda a região do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Grande São Paulo, conquista mais uma importante marca. A cidade acaba de receber a classificação “Ouro” do Ministério da Educação, que premia as mais exitosas gestões públicas com o Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização 2024.
Entre os critérios de avaliação – que estão alinhados ao Plano Nacional de Educação (PNE) – estão a institucionalização e implementação da política de alfabetização no município, a criação de ações de formação de professores e gestores e a distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.
“Eu sempre digo que em Guararema a Educação vem em primeiro lugar, e os dados comprovam isso. Aqui nós entendemos que todas as crianças devem frequentar a escola, devem aprender a ler, a escrever, devem criar gosto pelo estudo e começar, desde cedo, a trilhar o caminho da formação e do conhecimento”, avalia o prefeito de Guararema, o Zé, que parabeniza toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação por mais esta conquista.
Para alcançar o selo “ouro”, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria de Educação, atingiu as mais altas notas – 91 pontos de 100 possíveis – do programa criado pelo Governo Federal e foi submetida a uma comissão técnica de avaliação composta por articuladores nacionais, o que corrobora a eficiência da Rede Municipal de Ensino no atendimento da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Compromisso com a alfabetização
Instituído pelo decreto federal 12.191, de setembro de 2024, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é “destinado ao reconhecimento dos esforços e das iniciativas de gestão das secretarias de educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na formulação e na implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”.
O selo, portanto, tem o objetivo de “incentivar a adoção de políticas, programas, estratégicas e práticas de gestão pública da educação comprometidos com metas de alfabetização e redução de desigualdades”, além de “reconhecer os esforços realizados pelas secretarias de educação, bem como sistematizar e disseminar práticas exitosas de gestão”.