O Plano de Mobilidade Urbana de Guararema, Mob, que realizou duas novas audiências públicas na última semana, busca a participação ativa de todos os munícipes. O objetivo da Prefeitura é desenhar, em parceria com a sociedade civil, a Guararema do futuro. Por isso, está disponível para preenchimento online uma pesquisa de Origem e Destino.
A partir de questões simples, o formulário (https://docs.google.com/forms/u/0/d/e/1FAIpQLSfjPpHLI6El1_7g10zJoykNyHIj_Ix5pRgcPAaJyZ9HrhkkNA/form) pergunta se a pessoa mora em Guararema ou outra cidade, e quais tipos de deslocamento costuma realizar em solo guararemense, bem como o que motiva as viagens e qual é o meio de locomoção utilizado.
Há também uma seção sobre as ruas percorridas, estacionamentos utilizados e por fim faixa etária e faixa de rendimento mensal de quem está preenchendo a pesquisa. Mas todo o processo é sigiloso, confidencial e anônimo, não coletando telefone ou e-mail de quem participa.
A Pesquisa de Origem e Destino complementa os trabalhos realizados na última semana, quando tanto a Escola Municipal “Dom Alberto Johnnes Steeger”, no Jardim Dulce, como a Escola Municipal de Ensino Complementar – Emec “Adibe Sayar Daher”, no Itapema, receberam novas audiências públicas relacionadas ao Mob.
Nos encontros realizados na terça (24) e na quinta (26), além de conhecer os conceitos que permeiam o tema mobilidade urbana, os participantes tiveram a oportunidade de apontar “problemas locais” e também “pontos positivos municipais”, criando um panorama visual útil e funcional.
Além disso, as audiências deram espaço para argumentação e a proposição de ideias que agreguem ao sistema de tráfego, linhas de transporte público, sustentabilidade e meio ambiente, inclusão de bicicletas, patinetes e outros meios de transporte alternativo, modernização do passeio público e muito mais.
Todo o material será analisado por uma equipe técnica especializada, ligada a efetivação dos princípios, diretrizes e objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), instituída pela Lei Federal 12.587 de 2012.
“A partir destes dados, vamos apresentar um pacote de propostas para reduzir as desigualdades, promover a inclusão social, promover o acesso aos serviços básicos e equipamentos sociais e proporcionar melhoria nas condições urbanas da população no que se refere à acessibilidade e à mobilidade”, explica o prefeito de Guararema, o Zé.
Mais informações sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Guararema estão disponíveis com a Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos pelo telefone (11) 4693-8000.