Com nebulização, fumacê, ações porta a porta e passeatas da conscientização, Guararema adere, nesta sexta-feira (1º de março), ao “Dia D contra dengue”, proposto pelo Governo do Estado de São Paulo.
Além dos trabalhos de conscientização e aplicação de inseticida desempenhados pela Secretaria Municipal de Saúde, também são destaques do “Dia D contra dengue” em Guararema as passeatas com alunos e professores da Escola Municipal “José Benedito dos Santos”, do Ipiranga.
Tanto de manhã como à tarde, os estudantes e profissionais da Educação percorreram as ruas do entorno com faixas e cartazes com mensagens como “Xô, dengue!”, “Evite água parada”, “Dengue na minha cidade não entra” e “Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.
Para complementar a conscientização dos moradores, agentes da Vigilância Sanitária visitam residências, comércios e estabelecimentos em todo o município para disseminar informações sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti, identificar focos de água parada e alertar sobre os sintomas da dengue.
“Neste Dia D, estamos intensificando todas as ações que estão sendo realizadas no combate à dengue em Guararema. É fundamental que todos façam sua parte, não deixando água parada, usando repelente e procurando uma Unidade de Saúde em caso de necessidade”, diz a secretária municipal de Saúde de Guararema, Adriana Martins, que lembra também da importância da vacinação.
A aplicação do imunizante contra a dengue, voltada ao público de 10 a 11 anos, continua tanto nas escolas da Rede Municipal de Ensino, nas crianças cujos pais concederam autorização prévia, como nas Unidades de Saúde (Unidade Temporária de Saúde no Paratei, na Avenida Paratei, 365, e Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População – Cesap, na rua Dr. Armindo, 567, no Nogueira) das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
A Prefeitura de Guararema reforça que todas as ações são realizadas em todo o município. O “carro do fumacê”, por exemplo, percorre as ruas dos bairros Colônia, Jardim Dulce, Paratei e Jardim Luiza. E a nebulização, chamada de ação de “bloqueio”, pois tem o objetivo de impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é realizada em todos os locais com casos confirmados de dengue.