A Secretaria Municipal de Saúde de Guararema começou 2023 com a renovação da frota de ambulâncias utilizadas para o atendimento da população. E não parou por aí: o ano teve milhares de consultas e exames realizados, início da revitalização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e muito mais.
Ao todo, são nove novas ambulâncias em circulação, sendo duas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), seis de simples remoção e uma elétrica.
O ano também foi marcado pelo início da revitalização de todas as Unidades de Saúde do Município, sem que haja prejuízos aos moradores. Durante a revitalização das UBSs “Benedito Antônio Mariano”, do Lambari, e “Guiomar Franco da Cunha”, do Jardim Dulce, o atendimento na região Norte é realizado na Unidade Temporária de Saúde no Paratei.
Dessa mesma forma, durante a revitalização do Centro de Especialidades e Apoio à População (Cesap), os atendimentos ocorrem na Escola Profissionalmente “Prefeito Sebastião Alvino de Souza”, no bairro Nogueira, que foi complemente adequada para oferecer serviços de Saúde, e também na Santa Casa de Misericórdia de Guararema.
Em 2023 tiveram destaque também os trabalhos desempenhados nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que ofereceram suporte a milhares de pessoas, e também o programa Melhor em Casa, com 2,9 mil atendimentos domiciliares.
Em todas as Unidades de Saúde, foram realizadas mais de 61 mil consultas na Atenção Básica e mais de 46 mil na Atenção Especializada, com mais de 185 mil exames aplicados em toda a cidade e mais de 20 mil pessoas foram atendidas com medicamentos gratuitos.
Além disso, a secretaria desempenhou quatro edições de uma ação muito importante ao longo dos meses: a Unidade Móvel de Mamografia, que esteve no Nogueira, no Paratei e no Centro, oferecendo o procedimento que ajuda a prevenir o câncer de mama a cerca de mil mulheres que fizeram agendamento prévio.
Também realizou ações de promoção à saúde, como em parceria com a Educação Municipal, quando profissionais técnicos foram responsáveis por quase três mil orientações relacionadas a saúde bucal nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
Outro trabalho desempenhado é o do Transporte Sanitário, que proporcionou a quase 27 mil pacientes do município acesso a serviços de referência especializados de referência regional.
E no balanço da Secretaria Municipal de Saúde também entram os parceiros, como a Santa Casa de Misericórdia de Guararema, que realizou mais de 82 mil consultas no Pronto Socorro, 981 internações e 312 cirurgias.
Além disso, a Vigilância em Saúde do município atuou de forma contundente, visitando mais de 1,1 mil visitas a estabelecimentos na cidade, e a Vigilância Epidemiológica também, com a realização de três campanhas de vacinação (Dia D e itinerantes), resultando na aplicação de 1.130 doses de imunizantes contra diversas doenças e 15 mil visitas de conscientização contra a dengue em imóveis do município.
O ano também foi marcado pelos trabalhos na Central de Vacinação Coronavírus (Cevac), que encerrou as atividades recentemente e desde 2021 vinha sendo referência no combate à Covid-19 em Guararema, já tendo aplicado mais de 100 mil vacinas, das quais 8 mil em 2023, com foco na Pfizer bivalente.
A Pasta organizou ainda treinamentos com orientações os profissionais que atuam no atendimento à população e marcou presença em diversos eventos estaduais e nacionais, como o V Encontro SBIm de Imunização em Pacientes Especiais; 1º Simpósio Internacional de Transformação Digital no SUS; XXXVII congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), onde o trabalho ‘Saúde Digital: automatização no monitoramento de crianças no município de Guararema’ foi premiado; e muitos outros.
Ao longo do ano a Saúde de Guararema coordenou ainda diversas campanhas de conscientização temáticas, como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Fique Sabendo, com orientações e informações sobre temas pertinentes, como prevenção e tratamento de infecções e doenças.