Ação contou com a participação de servidores de todas as Secretarias Municipais e teve por objetivo alertar moradores sobre a importância dos cuidados preventivos
Na manhã deste sábado (24/04), a Secretaria de Saúde de Guararema com o apoio de servidores das demais secretarias municipais, realizou um mutirão de combate à dengue no bairro Vale dos Eucaliptos. A ação teve por objetivo orientar os moradores sobre os cuidados preventivos e averiguar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Como forma de conter o avanço da doença, a Pasta responsável vem intensificando as ações de conscientização e combate à dengue desde fevereiro. Neste ano, o município registrou 11 casos da doença, sendo a maior parte (três), no bairro onde o mutirão ocorreu. Em 2020, a cidade registrou 68 ocorrências.
“Ações como essa são muito importantes para alertar a população que a dengue não pode ser esquecida. Mostramos que as formas de prevenção são simples e podem ser incluídas no dia a dia de cada um”, alerta a responsável pela Vigilância Epidemiológica, Aline Moraes Sanchez.
Separados em duplas, os servidores percorreram todo o bairro, casa à casa, orientando os moradores e averiguando os pontos com possíveis focos do mosquito. Também participaram da ação, o prefeito Zé, o vice-prefeito, Odvane Rodrigues da Silva e a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. Todos os cuidados de prevenção à Covid-19 foram seguidos criteriosamente.
“É muito importante que cada morador cuide de sua casa e nos ajude no combate à dengue. Os principais vilões no acumulo de água que servem como criadouros do mosquito da dengue são os pneus sem uso, garrafas, ‘pratinho’ das plantas, recipientes para estocar água e outros objetos. Essa é uma doença séria que não pode ser deixada de lado mesmo em meio à pandemia”, afirma a secretária de Saúde de Guararema, Adriana Martins.
Além do mutirão, as equipes da Vigilância e Controle de Zoonoses monitoram pontos estratégicos, imóveis abandonados, escolas, empresas e locais que receberam denúncias, como áreas com casos suspeitos para controle de criadouros e avaliações de densidade larvária. Quando há confirmação de algum caso, as equipes realizam nebulização em um raio de 200 metros da residência do morador. O município também conta com uma Brigada Municipal contra o Aedes aegypti, que realiza visitas semanais em todos os prédios públicos municipais.
“O momento é de enfrentamento à pandemia, mas não podemos esquecer de outras doenças como a dengue. As equipes da Saúde já realizam diversas ações para o combate à dengue, mas mesmo assim nos unimos para orientar os moradores e averiguar as residências. Com o apoio da população, vamos frear a proliferação do mosquito”, afirma o prefeito Zé.
Como parte da ação, foram passadas orientações e foi feito o controle mecânico do local. Para engenheiro civil, Antônio Sarmento, 66, que mora no bairro visitado pelas equipes da administração municipal, o mutirão é uma boa forma para alertar a população. “É importante para lembrar os moradores dos cuidados e do perigo que é a dengue. Minha esposa sempre fica atenta a isso, mas é sempre bom reforçar, já que a prevenção deve ser de todos nós”.
Caso uma pessoa identifique um terreno com lixo acumulado e objetos com água parada, é preciso protocolar uma denúncia de foco de dengue no e-mail: protocolo@guararema.sp.gov.br.