Município foi selecionado para participar do Circuito Sesc de Artes recebendo ações artísticas que buscam provocar novas percepções
Guararema vai receber em agosto atrações do Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e com o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio).
Por integrar a área de atuação da unidade de Mogi das Cruzes, Guararema foi selecionada para participar do Circuito Sesc de Artes recebendo ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências.
Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.
No dia 27 de agosto, das 16 às 21 horas, no Parque de Lazer ProfªDeoclésia de Almeida Mello, artistas realizarão espetáculos, shows e oficinas com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.
“O Circuito Sesc de Artes é reconhecido por sua qualidade e por sua proposta de trazer as pessoas para, em espaços públicos, ter contato com diferentes tipos de artes”, explica o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori. “Estar no radar do Sesc, recebendo as programações e todo conteúdo é muito importante para Guararema para que tenhamos mais opções culturais no nosso município”, completa.
Programação do roteiro
A Cia. Mungunzá de Teatro (SP) apresenta seu mais novo trabalho: AnonimATO. Em um cortejo com grandes instalações, bonecos, perna-de-pau e música, a montagem faz uma homenagem ao fazer teatral. Em cena, oito personagens (como a mãe, a mulher-árvore, a vendedora de sonhos, o homem-placa, o pipoqueiro), figuras anônimas de uma cidade grande, são convocados de várias maneiras para um ato e se encontram durante essa caminhada.
Já Grua – Gentlemen de Rua, Taty Dell Campobello e Luisa Brunah (SP) representam a dança com encenação de Corpos de Passagem. A montagem parte da premissa de que a dança e a performance são, por natureza, meios capazes de modificar as paisagens. O fazer artístico do grupo se estabelece por meio de um processo de trocas perceptivas entre os corpos (dançantes e passantes), instalando em seus contextos uma experiência estética diferente.
Cinema e música se unem com A Fabulosa Banda Imaginária (MG) em Cine Concertinho: O Fabuloso Universo dos Monstros no Cinema, que traz uma apresentação de trilhas sonoras ao vivo para trechos de filmes de animação infantis. No palco, a banda executa releituras sonoras de “A Casa Monstro”, “Hotel Transilvânia” e “Monstros S.A”.
A Cia. Circo Rebote (SP)estreia o espetáculo Titânia, uma narrativa inspirada em mulheres reais, com pitadas de mitos, histórias de força e reinvenção feminina. Em cena, são usadas habilidades circenses, como manipulação de bambolês, equilibrismos, acrobacias e demonstrações de força, para nos mostrar quem é Titânia.
A Coletiva Lobas (SP) traz Mediar Brincar, que faz um convite para o despertar do corpo, do olhar e do riso, por meio da leitura, de cantigas e brincadeiras. Com um acervo diversificado de obras da literatura infantil, o livro será utilizado de formas diversas, tanto como peça de jogo, quanto na mediação, coletiva ou individual, de leitura.
O público também tem a chance de participar da oficina Madeira Lúdica, do Coletivo Construtores (SP). A ação apresenta princípios da marcenaria por meio da construção de formas lúdicas de médio formato com peças encaixáveis de madeira.