14 ônibus do Transporte Público Municipal integram o projeto que disponibiliza livros, revistas e histórias em quadrinho
A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, retomou o Projeto Leitura Passageira para democratizar o acesso à leitura.
Os passageiros do Transporte Público Municipal de Guararema já podem escolher livros, revistas ou histórias em quadrinho para ler durante a viagem, ou até mesmo levar para casa, de graça, sem necessidade de cadastro.
Após a leitura, o usuário pode devolver o exemplar em qualquer um dos 14 ônibus que fazem parte do projeto.
“Queremos fomentar a leitura, queremos que as pessoas viajem nos livros para que o tempo passe mais rápido dentro do ônibus”, explica o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori. “O Projeto Leitura Passageira é importante para os usuários do Transporte Coletivo Municipal, uma vez que pode ser um momento agradável durante a viagem. Além disso, isso pode se estender para a casa das pessoas, despertando o gosto pela leitura”, completa.
Vale ressaltar que todo o material do Projeto Leitura Passageira é disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com supervisão da Bibliotecária da Estação Literária, Mary F. Almeida.
O Projeto, que conta com a parceria da empresa Irmãos Marques, teve início em 2019 e foi suspenso por conta da pandemia da Covid-19 no início de 2020. Mesmo assim, o projeto já foi responsável por distribuir cerca de 3 mil exemplares para a população, entre livros e revistas.