Como forma de dar transparência ao projeto e estudo em andamento para o combate às enchentes no bairro Nogueira, o prefeito de Guararema, o Zé, esteve na manhã desta quarta-feira (19) junto à uma comissão de moradores do bairro no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
A reunião também contou com a presença do presidente da Alesp e deputado estadual, André do Prado, da superintendente do DAEE, Mara Ramos, diretoria técnica do órgão estadual, do vereador Sidnei Leal e do secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Fernando Campagnoli Benitez Braga, o Fecco.
O projeto faz parte do convênio do Governo do Estado de São Paulo assinado em 29 de setembro de 2023, com investimento de R$ 1,4 milhão para estudos e projeto para obras de combate às enchentes em Guararema, com foco nos bairros Nogueira, Dona Anísia e Luís Carlos, que contam com o Ribeirão Guararema.
Na ocasião foi informado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão que coordena o projeto em andamento, que já foram concluídas as etapas de levantamento topográfico dos bairros e levantamento de dados hidrológicos. Atualmente segue em andamento a etapa de análise de alternativas para concretizar uma solução efetiva no combate às enchentes causadas pelo Ribeirão Guararema.
“Transparência é um dos pontos principais da nossa gestão, e por isso a importância de trazer os próprios moradores do bairro para entender as ações que estão sendo realizadas. Estamos trabalhando em parceria com o Governo do Estado para ter uma solução efetiva no combate às enchentes e oferecer mais dignidade e segurança à quem mora nessas regiões”, resume o prefeito de Guararema, o Zé, que também agradece os deputados André do Prado e Marcio Alvino pela intermediação e parceria nesta luta.
“Essa é uma demanda antiga da população e precisamos garantir mais tranquilidade para os moradores e comerciantes. Após a conclusão do projeto, vamos trabalhar para conseguir os recursos necessários e fazer acontecer esse grande feito em união entre a Prefeitura, o Governo do Estado e emendas parlamentares, para que a implantação seja realizada o mais rápido possível”, aponta o presidente da Alesp e deputado estadual, André do Prado.
Ao longo do ano, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, realiza trabalhos prévios para minimizar os impactos causados pela chuva, como limpeza de rios, córregos, poda de árvores, dentre outras ações como medidas de conscientização e prevenção.
A comissão que representou os moradores do bairro Nogueira contou com a presença de 15 pessoas, sendo Francisca de Cássia Bernardes do Prado, Neusa Pinto de Morais, Rosana Pinto de Morais, Ulisses Miguel Correa Neto, José Nailson de Araujo, Nailton Nascimento de Araujo, Vanessa Cristina Teodolino, Valdir Stoll, Andreia D. Maraes Monteiro, Luzia Maria dos Santos Luciano, Maria José de Moraes e Edson Paulo Rafael, que tiveram oportunidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas junto à diretoria técnica e/ou autoridades.
“Esse é um projeto complexo, que se tornou prioridade da gestão de Guararema, que agora está encontrando o caminho para a solução, e tem grandes parceiros nesta luta, como eu, o deputado federal Marcio Alvino, o governador Tarcísio de Freitas, a secretária estadual Natália Resende, de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e a superintendente do DAEE, Mara Ramos, que nos recebeu neste dia tão importante”, conclui o presidente da Alesp e deputado estadual, André do Prado.