Home Cidades Guarda Municipal comemora 20 anos de formação com homenagem aos guardas aposentados de Mogi

Guarda Municipal comemora 20 anos de formação com homenagem aos guardas aposentados de Mogi

por Douglas Spada

A prefeitura de Mogi das Cruzes comemorou no último sábado (17/12), o aniversário de 20 anos da formação da Guarda Municipal, no Polo Municipal de Segurança. A solenidade homenageou os guardas aposentados e celebrou as conquistas da Secretaria Municipal de Segurança, deste último ano, no distrito de Jundiapeba.

“A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes tem, inegavelmente, um papel fundamental para a segurança da nossa cidade. Isso porque os agentes de segurança, que têm uma atuação complementar ao Estado e, muitas vezes, realizam um trabalho direto com a população de Mogi. Hoje, os mogianos reconhecem a Guarda Municipal como uma força de segurança muito importante para o município”, comemora o prefeito Caio Cunha.

A solenidade destacou as ações realizadas ao longo deste ano pela pasta, como a integração de câmeras de monitoramento, o treinamento de 32 novos agentes de segurança, a criação do programa Atividade Delegada, os novos veículos adquiridos que reforçam a frota da Patrulha Rural e da Defesa Civil, além do marco na queda dos indicadores de violência em Mogi das Cruzes.

“Esta festividade tem o intuito de comemorar as ações da Guarda Municipal, além, é claro, de ser um grande incentivo para os nossos agentes de segurança. Sabemos que não é um trabalho fácil e todo o esforço realizado por nossa equipe deve ser valorizado”, comemora o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

O Dia da Guarda Municipal comemorado em 17 de dezembro, foi oficializado em 2021 (Lei n° 7.737/2021), pela atual gestão. Além da presença do prefeito, Caio Cunha, a solenidade também contou com a presença da vice-prefeita, Priscila Yamagami Kähler, do secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, e dos vereadores, Eduardo Ota, Iduigues Martins, José Luiz Furtado, Marcos Furlan, Maurino da Silva, Milton Lins.

Atualmente, o trabalho da Secretaria Municipal de Segurança é dividido em grupos de patrulhamento específicos, como as Roda Ostensiva com Motocicletas (ROMO), Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Ronda Ostensiva Municipal  Urbana (ROMU) e Patrulha Ambiental. Em 2023, serão incorporados ao efetivo da Guarda Municipal mais 29 agentes de segurança.

História da Guarda Municipal

Em 17 de dezembro de 2002, a prefeitura de Mogi das Cruzes transformou 168 vigias em Guardas Municipais. Após a preparação e treinamento da equipe, os agentes de segurança foram apresentados à população em 25 de setembro de 2003. Já no ano de 2004, 40 guardas, destes oito do sexo feminino, foram convocados pelo primeiro concurso público da categoria. Já a Central Integrada de Emergências Públicas (CIEMP) e o 0800 770 1566 foram concebidos em 2005, para melhorar a segurança do cidadão. A Secretaria Municipal de Segurança foi criada no ano de 2009 e em 2010, foi feito o Estatuto da Guarda Municipal (Lei complementar 69/2010). O Congresso Nacional aprovou a Lei das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014), em 2014, o que possibilitou o armamento dos agentes de segurança, no final do ano de 2020, quando a Polícia Civil doou armamentos para a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes.

Postagens relacionadas