A Prefeitura de Guararema vem implantando uma série de medidas tecnológicas com o intuito da conservação do Meio Ambiente
Dentre as mais recentes, algumas se destacam. Uma delas é a instalação do sistema de energia fotovoltaica, tanto para as instalações internas, quanto para a iluminação externa do local – esta segunda, ainda mais recente.
A presença deste sistema mais eficiente energeticamente se deu desde a concepção do prédio, que já foi pensado para que tivesse as placas fotovoltaicas. Mais recentemente, também foi instalado na parte externa do Mercado Municipal, pequenas placas conectadas a luminárias que tornam o prédio ainda mais bonito e sem o prejuízo ao meio ambiente.
Outra importante mudança recente foi a utilização do veículo elétrico na frota municipal, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, via empréstimo. O veículo foi utilizado pela Secretaria de Saúde e teve uma importante contribuição para entender a dinâmica do uso dos carros elétricos na frota municipal, que deve se tornar uma realidade cada vez maior nos próximos anos.
Além disso, visando a diminuição no uso de derivados de combustíveis fósseis, a Prefeitura de Guararema tem dado preferência ao uso do etanol como combustível para a frota municipal. O biocombustível teve participação de 90% no abastecimento dos automóveis da Prefeitura.
O principal benefício do uso de etanol é ser uma alternativa limpa e renovável, se comparada com a gasolina, que é derivada do petróleo, um recurso mineral finito que libera mais gás carbônico e contribui com a poluição.
“Temos a consciência de que precisamos trazer cada vez mais inovações tecnológicas para a diminuição do uso de recursos naturais, e essas são algumas das medidas mais recentes”, explica o prefeito Zé. “Vamos continuar neste caminho para ajudar na conservação do meio ambiente”, completa.